Cidadeverde.com

Arquidiocese de Teresina abre Porta da Misericórdia neste domingo (13)

foto: Raoni Barbosa

Dom Jacinto Brito 

A cerimônia de abertura da Porta da Misericórdia é neste domingo (13) na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Das Dores, a partir das 12 horas, com celebração eucarística presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom Jacinto Brito. Hoje todas as catedrais do mundo abrirão a sua Porta em comunhão com a igreja de Roma.  No último dia 08 de dezembro, o Papa Francisco abriu o Jubileu Extraordinário da Misericórdia com uma cerimônia no Vaticano, reunindo milhares de fiéis de todo o mundo encerrando com a abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro, cruzada por ele e por seu antecessor, o Papa Emérito Bento XVI.

Papa Francisco anunciou o Jubileu da Misericórdia no dia 13 de março deste ano, segundo aniversário da sua eleição ao pontificado, durante a celebração da penitência presidida na Basílica Vaticana. “Decidi convocar um Jubileu Extraordinário que tenha o seu centro na Misericórdia de Deus. Será um Ano Santo da Misericórdia”, disse o Pontífice. O Ano Santo segue até o dia 20 de novembro de 2016.

De acordo com o Vigário Geral da Arquidiocese de Teresina, Pe. Tony Batista, o Jubileu da Misericórdia foi convocado pelo Papa Francisco para ser vivido intensamente em cada Igreja particular, de forma a permitir que todos possam encontrar a misericórdia de Deus Pai por meio da atuante missão da Igreja. “O sinal mais evidente deste cuidado pastoral é a possibilidade das Portas Santas serem abertas em cada diocese. Estas portas, análogas às Portas das Basílicas papais em Roma, permitirão que aqueles que não possam ir a Roma, também realizem a sua peregrinação jubilar”, afirmou.

Pe. Tony Batista reforça que toda comunidade de fieis está convidada a participar desse momento de santidade no dia 13 de dezembro na Catedral. “Entremos na porta da Misericórdia tendo certeza que estamos entrando no coração misericordioso do nosso Deus. E a partir daí vamos viver o Ano da Misericórdia com intensidade, zelo, carinho e amor e que tenhamos essa certeza e que Deus seja misericordioso conosco”, finalizou o sacerdote.

 

Da Redação
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais