Cidadeverde.com

Comissão da Câmara acionará MPs sobre aumento de óbitos na Evangelina Rosa

Imprimir

A comissão de saúde da Câmara Municipal de Teresina em vistoria à Maternidade Dona Evangelina Rosa está averiguando as 313 mortes de bebês  e 17 gestantes no ano de 2015 na unidade de saúde. A vereadora Teresa Britto (PV), que propôs a vistoria, disse que o objetivo é analisar os laudos médicos, as informações, e a estrutura do local para procurar o motivo de elevação desses óbitos, considerados muito elevados e acima da média. 

“Na visita nós pretendemos observar toda a documentação de nascimentos, vistoriar a estrutura do local, conversar com os profissionais e examinar o que está causando tantas mortes”, especificou Teresa Britto. 

A vereadora destacou que também houve aumento do número de óbitos de gestantes, além do esperado.

Como providência, ela informou que após a vistoria vai enviar toda a documentação para o Ministério Público Estadual, Federal, Ministério da Saúde e para o governo do Estado. 

“Nosso objetivo é também chamar atenção do fato para os órgãos que possam cuidar dessa situação, a fim de que esses números diminuam”, declarou Britto. 

Prestação de contas

Nessa manhã (17), as vereadoras Teresa Britto, Teresinha Medeiros (PPS) e Celene Fernandes (SDD), participaram de uma reunião na Câmara de Teresina onde a Secretaria Municipal de Saúde apresentou a prestação de contas do último quadrimestre do ano sobre os gastos da saúde do município. 

De acordo com a vereadora, o governo municipal, que deveria estar gastando 15% da sua receita com serviços de saúde, fechou o ano gastando 33%, ou seja, 12% a mais do que o determinado em lei. 

“Essa é uma reunião que sempre é feita na Câmara, é uma obrigatoriedade dos representantes de saúde informar os gastos do município e de que forma eles são aplicados. Foi confirmado a nós hoje um gasto de 33% da receita do município, sendo utilizadas em serviços de saúde”, afirmou a vereadora sem saber informar qual o valor total disponibilizado pela prefeitura para área da saúde.   

 

Flash de Lyza Freitas
Redação Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais