Cidadeverde.com

Fifa: Joseph Blatter e Michel Platini banidos do futebol por oito anos

Imprimir

Joseph Blatter, presidente da FIFA, e Michel Platini, da UEFA, foram banidos por oito anos de qualquer atividade relacionada com o futebol, numa decisão do comité de ética da FIFA, anunciada esta segunda-feira de manhã. A decisão deve-se a um pagamento milionário de Blatter a Platini para o qual não foi encontrada justificação legítima.

O juiz alemão Hans-Joachim Eckert, que presidiu ao comité, ignorou os argumentos dos dois homens de que o pagamento de 2 milhões de francos suíços (1,8 milhões de euros) de Blatter a Platini fora legítimo.

A decisão do comité da FIFA acaba com a carreira de Sepp Blatter, de 79 anos, que preside a Federação Internacional de Futebol desde 1998. Previa-se que Michel Platini, presidente da UEFA, sucedesse a Blatter na FIFA, mas a suspensão de oito anos impedi-lo-á de o fazer.

O escândalo na FIFA começou em maio deste ano, quando a polícia suíça realizou buscas em várias instalações associadas à federação, e foi aberto um inquérito judicial nos Estados Unidos por corrupção e lavagem de dinheiro que implicava nove altos responsáveis da FIFA.

Neste contexto, Blatter demitiu-se do cargo de presidente da FIFA no dia 2 de junho, mas anunciou que permaneceria no posto até à eleição de um substituto. Tanto Blatter, suíço, como Platini, francês, se encontravam suspensos dos cargos durante 90 dias até à decisão do comité da FIFA desta segunda-feira.

O pagamento de 1,8 milhões de euros de Blatter a Platini aconteceu em 2011, poucas semanas antes da eleição para a presidência da FIFA, em que Blatter venceu o qatari Mohamed bin Hammam. Os homens defendem que o pagamento se deve a serviços de assessoria que Platini realizou para Blatter entre 1998 e 2002, mas não foi apresentado nenhum contrato válido que justificasse a transação.


Fonte: Diário de Noticias

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais