Cidadeverde.com

Notícia da Manhã fala sobre Trombose no quadro Saúde

Imprimir

A trombose venosa foi o tema do quadro Saúde do Notícia da Manhã desta terça(22). O telejornal exibiu uma reportagem sobre a doença, que consiste na formação de coágulos sanguíneos em uma ou mais veias, sendo mais comum nas pernas.

Na matéria, a pedagoga Dina de Carvalho contou como descobriu a doença. Segundo ela, aos 36 anos, após uma cirurgia, ela percebeu a perna ficando inchada e mudando de coloração. Dina disse que o problema não foi diagnosticado logo.

O caso de Dina é mais comum do que se pensa e de acordo com estatísticas, uma em cada mil pessoas possui o problema que pode levar a morte se não for tratado a tempo. Por ano, um milhão morrem por causa da trombose venosa.

No estúdio do Notícia da Manhã, o médico angiologista, Jesus Antônio de Carvalho Abreu, falou sobre o tema. Ele disse que pacientes internados em UTI e pessoas que fazem viagens aéreas ou de ônibus muito demoradas possuem mais chances de desenvolver a trombose venosa. O angiologista alertou ainda que um fator importante é o uso indiscriminado de medicamentos anticoncepcionais. "[Anticoncepcional] Pode ativar de uma maneira mais intensa o sistema de coagulação e provocar a trombose venosa", esclareceu.

O médico informou que a trombose venosa causa inchaço, dor e eventualmente esse coágulo pode migrar e ir aos pulmões, levando a consequências mais sérias como embolia pulmonar.

Segundo ele, a trombose é tratada com medicamentos anticoagulantes e em alguns casos o problema pode se tornar irreversível, e, em situações raras, resultar na amputação do membro.

O doutor Jesus Abreu recomendou não ficar parado, sentado ou em pé, por mais de 30 minutos, e fazer ingestão líquida regularmente. "Paciente bem hidratado tem menos chance de desenvolver trombose venosa", afirmou.

Veja na íntegra o quadro Saúde sobre Trombose!

Marcelo Lopes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais