Cidadeverde.com

Oeiras comemora 298 anos de emancipação política

Imprimir

Neste dia, 26 de dezembro, Oeiras completa 298 anos de emancipação política. A mais antiga cidade do Piauí festeja também em 2015 trezentos e três anos de sua elevação a categoria de vila do Piauí. A cidade possui segundo o último censo do IBGE, uma população de 35.646 habitantes e ocupa o posto de décima sexta economia do estado.
 
Erguida há mais de três séculos, a cidade de Oeiras se desenvolveu ao redor da matriz de Nossa Senhora da Vitória. Inicialmente foi conhecida como Vila da Mocha, por estar localizada às margens do riacho Mocha.
 
A evolução do povoado é grande e em 1712 a Mocha se torna vila por ordem do rei D João V. Em 1718 o Piauí é desmembrado da capitania do Maranhão e se torna independente. A ordem do rei é para que se instale a capital na Vila da Mocha. O decreto só vem a ser cumprido em 1759 quando chega o primeiro governador João Pereira Caldas. Mas só em 1761, dois anos após se tornar capital é que a Vila da Mocha é elevada a categoria de cidade com o nome de Oeiras, em homenagem ao ministro português Sebastião José de Carvalho Melo então conde de Oeiras e futuro Marques de Pombal.
 
Segundo o dicionário onomástico etimológico de língua portuguesa, Oeiras pode vir do latino aurarias, acusativo plural de auraria, "de ouro, esp. mina de ouro".
 
Deste modo, o nome de Oeiras leva-nos a aproximar a fundação da povoação a a eventuais atividades auríferas no local.

Fonte: Folha de Oeiras

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais