Cidadeverde.com

"Toda estrutura da Casa de Custódia está danificada", diz OAB após detentos fugirem por buraco

Imprimir

Para a comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí, é preocupante a atual situação estrutural da Casa de Custodia em Teresina.  A fragilidade da infraestrutura facilita a fuga de detentos como à ocorrida no domingo (27), quando nove internos conseguiram fugir através de um buraco feito na parede do pavilhão B. 

advogado e membro da comissão de Direitos Humanos, Marcos Nogueira

 

O advogado e membro da comissão de Direitos Humanos, Marcos Nogueira, em entrevista ao Jornal do Piauí desta segunda-feira (28), alerta que, praticamente, toda a estrutura da Casa de Custódia está danificada; parte dela em decorrência das rebeliões realizadas pelos detentos no início do mês de dezembro logo após o anuncio de greve dos agentes penitenciários. 

“Nós não sabemos até quando a situação estará controlada na Casa de Custódia. A situação é preocupante e o Governo do Estado precisa tomar medidas urgentes para solucionar este problema. Hoje, toda a estrutura da penitenciária está danificada. À medida que parte da construção é recuperada, os detentos quebram a outra. Aqui a estrutura é muito antiga, e isso facilita a abertura de buracos”, comenta Marcos Nogueira.  

O buraco usado na fuga de domingo foi aberto e, posteriormente, tampado colocado também uma simples grade no local, durante as rebeliões no início do mês.  Com relação à quantidade de presos foragidos, a Secretaria Estadual de Justiça (Sejus) informou que haverá uma recontagem minuciosa nesta segunda para identificar o número de fugitivos na Casa de Custódia e na Peninteciária Mista de Parnaíba, que também registrou três fugas no domingo. 

Veja na íntegra a nota da Sejus: 

A Secretaria de Estado da Justiça do Piauí (Sejus) informa que está atuando, por meio da Diretoria de Inteligência e Proteção Externa (Dipe) e em conjunto com a Polícia Militar, na recaptura de nove detentos que fugiram do pavilhão B da Casa de Custódia de Teresina e de três detentos que fugiram na Penitenciária Mista de Parnaíba, ocorridas nesse domingo (27). Constatadas as fugas, as gerências das unidades realizaram o procedimento padrão, comunicando à Dipe, Polícia Militar e à Força Tática da PM, para que se iniciasse a diligência de recaptura, bem como a recuperação da estrutura danificada pelos fugitivos. Em 2015, mais de 60 tentativas de fugas foram abortadas em todo sistema prisional. A Sejus está investigando as causas da fuga e ressalta que continua intensificando as vistorias nas unidades, reforçando a cooperação dos agentes de segurança e buscando outras medidas para manter a ordem no sistema penitenciário.
 

Carlienne Carpaso (especial para o cidadeverde.com)

Com informações de Gorete Santos (TV Cidade Verde) 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais