Cidadeverde.com

Vídeo mostra 2º túnel encontrado em presídios de Teresina em 24h

Imprimir

Pela segunda vez, somente neste início de ano, vistorias feitas em presídios de Teresina encontraram túneis construídos por detentos durante tentativas de fuga. A TV Cidade Verde teve acesso, nesta segunda-feira (04), a um vídeo exclusivo que mostra a falta de estrutura dentro da Casa de Custódia. O buraco foi encontrado no piso da cela nove, do pavilhão C. Segundo o Sindicado dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), 70 detentos poderiam ter fugido da penitenciária.

"Eles aproveitam a hora do banho de sol para fugir. Nesse pavilhão, seriam uns 70 presos soltos durante o banho, todos eles poderiam fugir", informou o diretor administrativo do Sinpoljuspi, Kleiton Holanda.

O túnel encontrado tinha cerca de 7 metros. De acordo com Kleiton Holanda, essa poderia ter sido a maior fuga do estado. "A maior fuga registrada até hoje, na Casa de Custódia, aconteceu no final do ano de 2013, quando 14 detentos fugiram", afirmou.

Chuvas
O diretor administrativo do Sinpoljuspi alertou que chegada do período chuvoso, as tentativas de fuga tendem a aumentar. "Há muitas infiltrações nos presididos do sistema penitenciário do Estado, elas deixam o solo mais frágil e eles tentam fugir", explicou Kleiton Holanda.

Mais tentativas
Somente em 2016, quatro tentativas de fuga foram registradas. No último domingo (03), houve duas tentativas de fugas em presídios de Teresina e também a primeira fuga do ano, que ocorreu na Casa de Custódia.

Situação de emergência
O governador Wellington Dias decretou situação de emergência na Penitenciária Mista de Parnaíba e na Casa de Custódia, em Teresina. De acordo com o secretário estadual de Justiça, Daniel Oliveira, nos próximos três meses serão realizadas reformas na estrutura física e reforço na segurança com mais policiais militares e agentes penitenciários. 

Assista ao vídeo:

Matéria relacionada:

Casa de Custódia tem 1ª fuga do ano; PM descobre túnel na Irmão Guido

 

Lucas Marreiros (Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais