Cidadeverde.com

Busto de A.Tito Filho é furtado da Academia Piauiense de Letras

Imprimir
  • _MG_9596.jpg Thiago Amaral/ Cidadeverde
  • _MG_9594.jpg Thiago Amaral/ Cidadeverde
  • _MG_9593.jpg Thiago Amaral/ Cidadeverde
  • _MG_9591.jpg Thiago Amaral/ Cidadeverde
  • _MG_9590.jpg Thiago Amaral/ Cidadeverde
  • _MG_9586.jpg Thiago Amaral/ Cidadeverde
  • _MG_9584.jpg Thiago Amaral/ Cidadeverde

A sede da Academia Piauiense de Letras (APL), localizada na avenida Miguel Rosa, em Teresina, foi arrombada no início desta semana. Os bandidos furtaram o busto de Arimatéa Tito Filho, presidente da APL de 1971 a 1992, além de placas de bronze com data de fundação e reforma do local. 

Todas as obras e quadros da Academia ficaram intactos. O alvo dos suspeitos foram peças de bronze levadas provavelmente para serem derretidas e o metal comercializado. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil, mas ainda não há informações sobre os autores do crime. No local não há câmeras de segurança ou vigilante. 

Em entrevista ao Cidadeverde.com, o presidente da APL, Nelson Nery, lamentou o episódio e disse que um novo busto está sendo providenciado. A inauguração do monumento deve ocorrer durante as comemorações do centenário da  Academia Piauiense de Letras, que acontece em dezembro. 

"A Academia está fazendo um projeto com a prefeitura de Teresina para assumir o espaço cultural, onde ficava o antigo Sanatório Meduna. Nesse novo local, a intenção é fazer o Museu da Escrita e uma nova biblioteca. A ideia é fazer o busto dele para ser colocado na área interna desse novo espaço, bem como o busto do Lucídio Freitas. Acredito que o espírito do Arimatéa se sacrificou para proteger a Academia, pois só roubaram o busto", disse o presidente da APL. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais