Cidadeverde.com

TEMPO REAL: Veja como foi o debate em Floriano

Imprimir
 
A coluna Porteira também acompanhou o debate direto de Floriano. Clique e confira!
14h01 Amadeu Campos encerrou o debate
Gostaria de agradecer a todos e queria contar uma historinha. Alguém resolveu desafiar um mestre, o rei Salomão. Vou entregar um pássaro e perguntar se esse pássaro está vivo ou morto. Se ele está vivo, eu afogo o pássaro. Quando foi ser perguntado, sabiamente, rei Salomão respondeu: o futuro está em suas mãos. Vote com consciência, com determinação, com essa mão. A solução do problema, como disse rei Salomão, está em suas mãos. Vote para que todos os problemas de Floriano sejam resolvidos.
Quero agradecer a Deus, parabenizar a TV Cidade Verde, e dizer a você da nossa cidade. Você conhece nossa história, nossa administração, que tem suas contas aprovadas pelo Tribunal de Contas sem nenhuma ressalva. Você conhece o nosso trabalho. Nós temos desafios, como a canalização de riachos, a reestruturação da nossa Beira-rio. E existe uma integração do governo municipal, estadual e federal, que têm liberado recursos. Nós vamos continuar trabalhando, continue acreditando nesse governo.
Nós fizemos uma pergunta sobre educação. O gestor atual deixou claro que acabou com as 39 creches. Nós vamos criar o programa Seja Universitário. É a formação para filhos de pessoas carentes, preparando para a universidade. Vamos distribuir farda para todos os alunos da rede municipal de ensino, dando kit escolar, materiais necessários ao professor e ao aluno. No esporte, por exemplo, há uma frustração. Vamos reativar os programas que nós já fizemos. E temos uma candidata a vice que é da área educacional. Saúde, vamos construir o hospital materno infantil.
13h54 Amadeu Campos inicia o último bloco de considerações finais.
A coluna Porteira também acompanha o debate direto de Floriano. Clique e confira!
13h49 Amadeu agradece aos demais veículos presentes e encerra o terceiro bloco.
Nós continuamos a dar prioridade porque é uma necessidade. Quantos bairros precisam dessa urbanização. Até porque é conseqüência da expansão da nossa cidade. É uma obra normal, mas é também significativa. E nós vamos dar prioridade.
Acho que o candidato Joel Rodrigues ouviu mal ou não quis entender. O que eu disse em uma entrevista é que calçamento é uma obra normal. Não se pode soltar foguetes para comemorar calçamento. Já falamos o quanto Floriano recebeu para se fazer calçamento. Era para Floriano estar calçada a muito tempo.
Fizemos milhares e milhares de metros quadrados de calçamento. Em parceria com o saudoso ministro João Henrique. Nós fizemos parceria com o Governo do Estado. Calçamento e pavimentação é importante e nós vamos fazer onde está faltando calçamento.
Queria saber se a pavimentação para tirar as pessoas da lama e da poeira é ou não uma prioridade?
13h45 Joel pergunta para José Leão
Me admira muito o candidato dizer que conhece a realidade e conhecendo cair num grande erro. Tirar todo o maquinário do agricultor e lhe dar arado em tração animal em pleno século 21. Conhecendo como estou conhecendo, e eleitas as prioridades, iremos atacar todos os problemas do município.
É preciso conhecer a zona rural de verdade, não se visitar apenas em uma época eleitoral. Construimos pontes, recuperamos estradas, a questão do transporte escolar. Vamos nso comprometer da aquisição da patrulha mecanizada, porque esse é um problema de quem vive na zona rural.
Já citei aqui que iremos fazer descentralizações. Teremos uma subregião sul e outra do norte, para que a comunidade se una e eleja suas próprias prioridades, e as necessidades são muitas. Está faltando máquina, tratores, estradas, energia e água. Esse é o sentimento que a gente vê quando vamos para o interior de Floriano.
Qual é a sua proposta para a zona rural?
13h41 José Leão pergunta para Giberto Júnior
Já falamos que as famílias humildes são isentas, mais de 4 mil. Ameaçador é viver numa cidade em que as pessoas viviam na lama. Melhorar qualidade de vida das pessoas é a grande preocupação desse Governo. Essa é que é uma grande ameaça, essas questões ficaram esquecidas e esse governo resgatou.
Na verdade foi uma carta ameaçadora, recebi centenas de pessoas no meu escritório e também na minha residência, e nós tivemos que tomar uma atitude. Publicamos uma nota de protesto. E nós lamentamos, até porque um gestor tenha que propiciar moradia, até porque é um direito social
Essa carta foi direcionada a algumas pessoas e houve até alguns pontos reconsiderados no momento da distribuição. Eu não acredito que caso seja eleito vá fazer renúncia de receita, e esse governo teve a grande preocupação de isentar as famílias de pagas o IPTU, temos mais de 4 mil famílias isentas. E se alguém tem que cumprir com as obrigações, não adianta falar em melhorar a saúde e educação sem ter recursos, e há a necessidade de se arrecadar, sem ameaçar, sem agredir.
Eu queria que o senhor explicasse a carta ameaçadora que quase todos o florianenses receberam  do IPTU, porque essa carga tributária tão perversa?
13h35 Última seqüência de perguntas. Gilberto pergunta para Joel
Iremos instituir nos postos de saúde que as pessoas sejam colocadas e obrigadas a prestar o serviço. Faremos todos os esforços para instituir a maternidade infantil de Floriano.
A saúde é um direito de todos e um dever do Estado. Nós implantamos o PSF, mais de 100 agentes comunitários de saúde. Eu chamava essa equipe de meu exército porque a saúde era um desastre. Reduzimos drásticamente a mortalidade infantil.
A saúde é prioritária em qualquer administração pública séria. Tudo com conquistas de verbas federais, não vamos contar como nossas conquistas, como o Samu. Não vamos receber os louros de algo que não nos compete. Uma senhora foi extrair um dente. Sabe para quando foi marcada? Para oito meses. Imagine o que ela vai passar. Queremos que os postos de saúde tenham materiais e o serviço seja realmente eficiente. Que os profissionais sejam responsabilizados se não estiverem atendendo.
Qual sua proposta em relação a saúde para nosso município?
13h31 Joel agora pergunta para Gilberto
O mais importante agora é levar o esporte para as escolas, porque tivemos que construir e reformar várias escolas. É colocar internet, como na Raimundinha Carvalho que haverá essa escola de horário integral. Esse é o governo que fala o que é real. É muito fácil dizer governo da esperança e não falar com que recursos se fará isso.
Eu falei para vocês que nossa coligação está baseada em planos de governo. Temos vários projetos, comoo horário integral na escola, oferecendo desde a merenda escolar, o lazer, entrando pela manhã e saíndo no final da tarde. E foi prometido aqui pelos candidatos eleição para diretores. E sabe porque não colocam? Por que querem fazer que os diretores mandem os alunos das escolas para encher seus eventos.
Uma das grandes missões do nosso governo foi investir na educação da nossa comunidade. Encontramos creches comunitárias e existia uma estrutura assistêncialista de lá se colocar uma pessoa. Nós fizemos concurso público. Não tinha transporte escolar, não tinha laboratório de informática. E o mais importante, trouxemos a Universidade Aberta e a valorização do professor. E o resultado são escolas acima dos indicadores da educação básica.
No final da nossa administração nós deixamos 108 escolas. Lamentamos que o ensino infantil nas 39 creches, dentre as quais 38 comunitárias. Que atenção deu e qual a sua proposta para a educação?
13h25 José Leão pergunta para Joel Rodrigues
Nós, evidentemente, iremos procurar e modernizar cada vez mais, fazendo concurso público se necessário, buscando atender essa grande necessidade do nosso município. Há um sentimento de falta de atenção, de falta de apoio em todas as áreas da nossa administração. O que se sente é um desrespeito por quem busca atendimento. E essa reengenharia é uma técnica que vai satisfazer plenamente o povo.
A grande missão do nosso governo foi a modernização da nossa máquina administrativa. Logo no primeiro ano investimos mais de R$ 1 milhão melhorando a nossa estrutura.
Os melhores. Estou aprimorado, estou melhorado, e vou implantar uma técnica que é muito importante, que é a reengenharia administrativa, proporcionando um efeito rápido na ponta, que é para o povo. Será uma administração moderna para o bem da população.
Eu gostaria de saber quais as idéias do candidato em relação a estrutura administrativa da prefeitura. O que você vai evoluir em relação as administrações anteriores?
Gilberto Júnior pergunta para José Leão
13h21 Começa o terceiro bloco. Vamos para o sorteio
A coluna Porteira também acompanha o debate direto de Floriano. Clique e confira!
13h16 Amadeu encerra o segundo bloco e anuncia mais um bloco com perguntas de tema livre.
Nós, que representamos a esperança, porque existem três caminhos muito bem delineados: o passado, o presente, e o futuro. O futuro com métodos administrativos diferentes. Floriano será divida em quatro partes para serem administradas. Iremos fazer isso também no interior do município, para que sejam eleitas as prioridades.
Nosso perfil político é de visão, é de olhar pra frente, jamais estar entortando o pescoço. É continuar preocupado com essa questão da habitação. Por exemplo, deixamos 560 mil reais para a conclusão do conjunto da Taboca. O candidato informa que tem dificuldades... Na verdade, o orçamento era realmente aquele. Parece que faltou boa vontade para a conclusão.
Ouvir isso de uma pessoa que foi feita pelo Manoel é motivo para perguntar: será que está cuspindo no prato que comeu? Me sinto honraro de ter o apoio destas duas pessoas. Nós formamos um plano de Governo baseados na mudança de todos os métodos administrativos já usados na cidade de Floriano.
Como é ter como vice o Nelson e ter o apoio do Manoel, que é inimigo da sua família?
13h11 Joel Rodrigues pergunta para Gilberto Júnior
Nós precisamos ser verdadeiros e passar as verdadeiras informações. Quando fizeram os cadastros talvez não tenham priorizado os que mais precisam, mas os que estão lá também precisam.
É triste a situação dos moradores do conjunto Taboca. Estive lá recentemente e vi eles em uma situação de penúria, sem nada que lhe dê esperança. Vejam como é preocupante. Dinheiro já chegou, basta a solução de problemas junto a Caixa Economica Federal. E nós perguntamos: para onde vão os moradores que estavam alistados para receber casas naquele conjunto?
Nós sabemos das dificuldades do QSH da Taboca, uma obra não concluida. Em relação a habitação nós fomos buscar recursos e já assinamos um contrato junto ao ministério das Cidades para iniciar a construção das casas do conjunto Joar, e com o Governo do Estado temos outro projeto para mais quinhentas unidades, e aguardamos recursos do Governo Federal para dar início às obras.
Candidato Joel Rodrigues, em tempos difíceis nós tivemos uma preocupação muito grande com a moradia. Me parece que essa coisa ficou inibida. Qual é a sua proposta para o futuro?
13h06 José Leão agora pergunta para Joel Rodrigues. A ordem é definida por sorteio.
A verdade é que o homem público tem que ter qualificação, decisão e saber onde errou, saber onde foi omisso. O pior é quando você erra e acha que aquilo está certo. Na verdade todo ser humano erra. Procuramos deixar o candidato livre, porque as acusações eram infundadas, queriam atingir o candidato para depois me atingir também.
Nós até lamentamos essa colocação de assumir falhas publicamente e tentar isentar seu candidato a vice, que hoje é candidato a vice do Gilberto e hoje ainda faz questionamentos dessa natureza. Nós estamos preocupados em fazer o melhor, estamos trabalhando, contribuindo, e não haverá necessidade de ir a televisão pedir desculpas.
Nós pedimos desculpas de uma maneira generalizada. Naquela época um político disse que estava combatendo o candidato. Eu pedi desculpas se faltou alguma coisa na cidade porque a culpa era nossa, mas nós temos consciência que nós trabalhamos.
Queria dar a você a oportunidade para você dizer quais foram os erros que fizeram você pedir desculpas no programa eleitoral de 2004.
13h01 Gilberto Júnior agora pergunra para José Leão
O principal trabalho desse governo quando se fala em atrair grandes empresas para Floriano. Procuramos elevar a auto-estima do povo para que os empresários também pudessem continuar investindo.
Houve uma crítica com relação a quantidade de servidores do município. Evidentemente alguns municípios ultrapassam a quantidade ideal, nós procuramos evitar isso. Mas o desemprego você tem que enfrentar, buscar condições para que empresas se instalem aqui, investidores deixem recursos aqui.
Quando se candidata a prefeito é preciso chegar com a verdade. Quando se fala que a prefeitura tem assessores demais desconhece a nossa administração. Quando se fala em trazer empregos não se lembra dos programas de geração de emprego, e quanto mais recursos se investe no município, mais empregos são gerados. É uma usina do leite, que nós já estamos com recursos para construção. Nós nunca fomos bater de porta em porta dizendo que as pessoas iriam trabalhar na prefeitura.
O senhor prometeu de casa em casa a questão da geração de emprego, mas faltou emprego para o povo. Onde estão os empregos que voce prometeu?
12h56
A questão do carnaval é fundamental, o florianense tem vocação para o carnaval. Vamos fazer com que Floriano seja sempre essa referência nacional. Vamos buscar aquelas pessoas que têm talento para fazer os negócios. Não vamos fazer como gestões anteriores que colocaram a Prefeitura como cabide de emprego. Vamos fazer com que o dinheiro pago a esses assessores sejam usados para gerar empregos.
É necessário colocar que o nosso governo tem trabalhos para a geração de emprego e renda. O candidato Gilberto falava da quantidade de recursos, isso se deve a facilidade de captar recursos com o Governo do Estado. O governo que teve a coragem de revitalizar o carnaval, que gera empregos, e também o Juventude Cidadã, que dá bolsas para jovens trabalhadores.
A bandeira da nossa administração será a geração de emprego e renda. Não suporto mais ver nossos florianenses saindo de Floriano para buscar emprego em outra cidade. Vamos fundar a secretaria de Facilitação de Negócios. Imagine, um órgão da prefeitura somente preocupado em gerar emprego e renda para os florianenses. Nós iremos incentivar a vinda de empresas para empregar os trabalhadores locais.
Nós sabemos que um dos maiores problemas da nossa cidade é o desemprego. Qual é portanto a sua proposta?
12h51 Agora José Leão pergunta para Gilberto Júnior.
Nós construimos a praça São Pedro, e a propósito de galeria nós deixamos projetos prontos. Além do terreno do matadouro, e ter iniciado a nossa rodoviária, uma importante obra, lamentamos que ela não esteja concluida, mas está em andamento.
Eu quero dizer que Floriano tem recebido muito dinheiro. Foram liberados só R$ 500 mil para construção de calçamento. É um número muito grande de dinheiro, era para Floriano já estar toda calçada. Floriano carece de tantas obras e a gente não sabe para onde vai o dinheiro.
Essa foi uma das nossas preocupações. Com relação a melhorias nos vários aspectos do nosso município, calçamento nós fizemos em praticamente todos os bairros da nossa cidade. Saneamento básico nós iniciamos fazendo uma maior galeria. Fizemos a urbanização do parque Beira-rio, construção de avenidas, concluimos o anel viário... A verdade é que nós fizemos grandes obras, que inclusive geraram emprego. Diferente de muitas empresas que estão trabalhando aqui e trazendo trabalhadores de fora.
Caro José Leão, nossa cidade tem muitos problemas de Infra-estrutura. Qual a sua proposta para essa área?
Candidato pergunta para candidato e o terceiro comenta. Joel Rodrigues pergunta para José Leão.
12h44 Começa o segundo bloco
12h40 Amadeu Campos encerra o primeiro bloco
Gilberto Júnior: Floriano tem ínumeros problemas, nas áreas de saúde, educação, habitação, problemas pontuais como o matadouro público, a rodoviária, mas existe um problema que me fez colocar como bandeira mestra da minha administração, que é a geração de emprego e renda. Floriano tem a tradição de ser hospitaleira com os filhos de fora, e precisa ser hospitaleira com os próprios filhos.
Joel Rodrigues: Para administrar uma cidade importante é preciso amar a cidade, gostar de política e ter uma decicação. Na Prefeitura, elegemos prioridades, começamos tirando as pessoas da lama da poeira... E queremos dar continuidade a esse trabalho.
José Leão se apresenta: Eu quero devolver aquela condição de cidade líder, de cidade pujante, que detém um título muito importante, que é de Princesa do Sul. Acho que Floriano precisa retomar esse caminho de crescimento.
12h32 Amadeu Campos apresenta as regras do debate e os candidatos
A coluna Porteira também acompanha o debate direto de Floriano. Clique e confira!
12h30
Amadeu inicia o debate em Floriano
Acompanhe a partir de 12h30min o debate entre os candidatos a prefeito de Floriano
 

Eleições 2008 - Floriano

Joel Rodrigues (PTB)
José Leão (DEM)
Gilberto Júnior (PMDB)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: