Cidadeverde.com

Sem material, laboratório atrasa exames de DNA que comprovam paternidade


A falta de reagentes importados está atrasando os exames de comprovação da paternidade por DNA realizados no Laboratório Central do Piauí. Uma telespectadora da TV Cidade Verde denunciou que desde agosto aguarda o resultado de uma análise, que foi prometida para ser liberada em 45 dias, mas até o momento - 5 meses depois - não foi realizada.

"A informação que nos deram é de que o laboratório não tem material", disse a telespectadora. A coordenadora de Biosegurança do laboratório, Joana Brandão, confirmou a afirmação. "Utilizamos reagentes importados que são comprados através de licitação. A previsão é de que o pregão seja aprovado até o final deste mês, para ser iniciado o processo de compra", explicou a coordenadora.

Joana disse ainda que as amostras para a realização dos exames estão sendo recebidas normalmente, porque são conservadas no laboratório. "Estamos fazendo de tudo para agilizar os exames e, quando o material for comprado, vamos fazer um mutirão para colocar tudo em dia", garantiu.

O laboratório é o único que realiza publicamente o exame de DNA. Entre 2012 e 2015, foram entregues mais de 2.560 resultados. Com a falta dos reagentes importados, cerca de 60% dos processos judiciais que questionam a paternidade estão parados. 

Jordana Cury
Com informações de Francisco Lima (TV Cidade Verde)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais