Cidadeverde.com

Após abandono, 15 filhotes de gatos são mortos em frente à Apipa em Teresina

Imprimir

A Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (Apipa) comunicou nessa quarta-feira (13) a morte de 15 filhotes de gatos diante da sede da entidade. Os animais foram mortos por cães que vivem na rua da Associação depois que foram abandonados dentro de uma caixa na porta da sede, à meia noite de hoje. Se reconhecidos, os responsáveis podem responder por maus-tratos a animais, previsto na lei federal de crimes ambientais. 


Caixa em que os animais foram abandonados. Reprodução/Apipa

De acordo com Jane Haddad, que integra a diretoria da Associação, alguns vizinhos viram quando um carro de cor escura parou em frente à Apipa, jogou a caixa com os animais e deixou o local rapidamente. 

"O local é perigoso, então não fica muita gente na porta das casas. Esse pessoal foi lá à meia noite, abandonou esses animais e fugiu. Ninguém conseguiu anotar a placa. Os cachorros da rua mataram os bichinhos, o que vimos hoje de manhã foi uma cena horrível, de muita maldade. Esses abandonos são cada vez mais frequentes, as pessoas não têm consciência", lamentou. 

Jane conta que as pessoas abandonam os animais na esperança de que a Associação os acolha em seu abrigo. Contudo, o local hoje está superlotado e a entidade não tem como arcar com as dívidas, especialmente por conta dos animais que estão doentes. 

"Hoje nossas dívidas somente com clínicas veterinárias chegam a R$ 20 mil. Temos ainda funcionários com carteira assinada e os gastos com alimentação. Ao todo, são 25kg de ração para cães e 12kg de ração para gatos todos os dias. Os animais realmente doentes que nós poderíamos socorrer e abrigar, temos que abrir mão, porque não temos mais condições de pegar", afirmou. 

Maus-tratos

O abandono é considerado um crime de maus-tratos e é previsto pela Lei Federal Nº 9.605, conhecida como Lei de Crimes Ambientais. O artigo 32 da lei caracteriza como crime "praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos". A pena prevista é de detenção, de três meses a um ano, e multa. 

Ajuda

A Associação, hoje, está passando por dificuldades para sanar as dívidas e alimentar principalmente os gatos que estão abrigados no local. Qualquer ajuda pode ser entregue na própria sede, localizada na Rua Trinta e Oito, 1041 - Loteamento Vila Uruguai - Bairro Uruguai, próximo à Uninovafapi. O telefone para contato é (86) 9 9924-1818.

 

Maria Romero
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais