Cidadeverde.com

José Teles só viaja para Pequim 11 dias antes de disputar Maratona

Imprimir
A estratégia está definida, e é audaciosa. O candango Marilson Gomes dos Santos e o piauiense José Teles Sousa vão ficar nos andes colombianos até o dia 11 de agosto, quando já terão começado os Jogos de Pequim (a abertura será no dia 8). Na altitude da cidade de Paipa desde o mês passado, eles treinam para ganhar maior resistência e tentar a segunda medalha do Brasil em maratonas olímpicas. A viajem para a China só acontecerá 11 dias antes dos dois disputarem a Maratona, no encerramento dos Jogos, dia 24.
 
A Confederação Brasileira de Atletismo - CBAt - confirmou a data dos embarques dos maratonistas. Franck Caldeira, que treina em Itamonte/MG - praticamente mesma altitude de Paipa (2,4 mil metros) - viaja no dia 14. Teles e Marilson só voltam da Colômbia no dia 11, e embarcam de São Paulo para a China no dia 13.
 
"Dez dias são mais do que suficiente para a aclimatação dos atletas na China e também para analisarmos a influência da qualidade do ar que teremos durante a Maratona", disse o técnico de José Teles, Cláudio Castilho, que acompanha o piauiense na Colômbia. Os três maratonistas querem aproveitar ao máximo os efeitos da altitude para se darem bem na Maratona em Pequim, que além da poluição terá como obstáculo o forte calor.
 
E foi com a estratégia de treinar em Paipa que Teles se deu bem. Antes de cravar 2h12min23seg na Maratona de Milão, melhor tempo da sua carreira e que o mantém até hoje em segundo lugar no ranking nacional, o piauiense de Rio Grande ficou vários dias treinando na altitude.
 
Dos 45 nomes da delegação brasileira, 33 já estão em Pequim. Os demais viajam a partir de amanhã, embarcando do Brasil ou dos países da Europa e Ásia, onde já se encontram. A maioria deles compete em provas de fundo.
 
Fábio Lima (com informações da CBAt)
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: