Cidadeverde.com

Maria da Inglaterra comemora aniversário com exibição no Theatro 4 de Setembro

Imprimir

Em comemoração aos setenta e sete anos de vida e mais de trinta anos de carreira, Maria da Inglaterra recebe uma noite de festa e a exibição do DVD Maria entre Amigos. O vídeo será exibido no Theatro 4 de Setembro, às 21 horas, nesta quinta feira, 21 de janeiro, dia do seu aniversário. 

Maria Luiza dos Santos Silva, a Maria da Inglaterra, alcunha criada pelo pesquisador da MPB, o musicólogo Ricardo Cravo Albin, é natural de Luzilândia, no Piauí, e já compos mais de quinhentas canções. Seu DVD, que está em fase de preparação para comercialização, reúne grande s nomes da música local que cantam os velhos e novos sucessos da cantora. 

Maria gosta de sempre repetir como ganhou esse belo nome de Maria da Inglaterra. "Tem o Rei do Baião, que é o Luiz Gonzaga. A Rainha do Xaxado, Marinês. O Rei da Bola, Pelé. O Rei da Juventude, Roberto Carlos. E em Teresina tem a Rainha das Composições, Maria da Inglaterra", aponta nas memórias artísticas. 

O carioca Ricardo Cravo Albin, crítico e pesquisador da música, encantou-se pela cabocla, sem estudo, que compunha música e melodia tão bem. Ao vê-la cantar, em sua primeira aparição, em um Festival da Canção Universitário, na  década de 1970 e, a partir dos versos que falavam da Inglaterra, batizou-a com nome tão sugestivo. 

Cercada de curiosidades,  a artista das canções populares, sempre tem uma boa história para contar. A do Peru rodou, por exemplo, lembra que tem a ver com a morte de Agostinho dos Santos. Estava ela no terreiro, dando comida às galinhas, quando ouviu no rádio sobre o desastre de avião que ceifou a vida do cantor. 

Agostinho dos Santos vinha da Inglaterra fazer um show em Luís do Maranhão e o avião caiu. Ela, imediatamente chamou Otacílio para que tomasse nota no caderno, que aquela morte daria música. A canção surgia enquanto os perus rodavam no terreiro. Analfabeta, Maria ditava as inspirações para seu marido Otacílio. Com a morte dele, ela passou a registrar em gravador suas composições.

Maria da Inglaterra completa no próximo dia 21 de janeiro, 77 anos de vida e boa parte dela dedicada aos palcos, composições e defesa de suas músicas, entre peculiares de sua vivência, e de uma riqueza de memórias sociais inestimáveis. 

A comemoração da nova data de aniversário, cumpre programação promovida pelo amigo e sonoplasta José Dantas. O DVD Maria entre Amigos, que será exibido no 4 de Setembro, tem produção e direção de Zé Dantas e Márcio Bigly, com apoio voluntário de diversos músicos e intérpretes do cenário local que se prontificaram a realizar uma releitura das músicas da artista.

No projeto há depoimentos de Ricardo Cravo Albin, do humorista João Cláudio Moreno, dos arranjadores Júlio Medeiros e Paulo Dantas, do músico Geraldo Brito e do compositor Carlos Galvão e interpretações luxuosas.

Para assistir a exibição será cobrado dois tipos de ingressos, de forma opcional. O ingresso simples de R$ 10, 00 que dá direito apenas a assistir ao vídeo e outro de R$ 50,00, cujo canhoto pode ser trocado por um DVD, na Toccata Discos, após o lançamento. A renda da noite será revertida em ajuda à Maria e na finalização, impressão e copiagem do DVD.

Da redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais