Cidadeverde.com

Secretário confirma contingenciamento de recursos para o carnaval

Imprimir

O secretário de Cultura, Fábio Novo, confirmou nesta quarta-feira (20) o contingenciamento de recursos para o financiamento de festas de carnaval no Piauí. Segundo ele, o dinheiro que o Estado vai investir será usado no reforço da segurança nas principais cidades, além da saúde e trânsito. Ontem, o governador Wellington Dias anunciou que só vai liberar recursos de emenda

"O carnaval não é uma atribuição do Estado. Temos que entender que onde tem mais tradição, o Estado entra com sua participação com efetivo da polícia, saúde, trânsito. Tudo isso é custo extra quem vem no período de carnaval. Com relação ao pagamento de bandas, não tem dinheiro para todo mundo. Se houver algum deslocamento de emenda, vamos discutir, tendo um limite. Isso foi o que ficou definido em uma agenda com o governador", declarou durante entrevista ao Jornal do Piauí.

Para Fábio Novo, há preconceito com o carnaval quando o assunto é financiamento. "Tem um preconceito com relação a festa momesca. É um traço cultural muito forte. É uma tradição na imagem externa do Brasil. Mas é verdade também que a gente vive uma dificuldade econômica, por isso temos que apertar o cinto", declarou o gestor.

"Se não tivéssemos feito os apertos possíveis já teríamos atrasado salário. A equipe econômica trabalhou forte. Temos que buscar outras alternativas de financiamento", afirmou.

Na pasta há 5 meses, Fábio Novo disse que encontrou todo o aparato cultural do Piauí sucateado. "Não há que se falar em cultura se não fizer o dever de casa. Amanhã estamos devolvendo o Clube dos Diários. Quando cheguei lá estava desabando. O teto do teatro Torquato Neto já tinha desabado. O Espaço Osório Junior também tinha dificuldades", afirmou, anunciando a realização do tradicional baile de carnaval dos artistas no Clube dos Diários na sexta-feira.

"Volta a ter vida aquele espaço que estava fechado", destaca.

Fábio Novo ressaltou ainda a reforma do Teatro Maria Bonita, em Floriano, e o cine teatro de Oeiras.

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais