Cidadeverde.com

Dicas para cuidar do nariz da criança neste período chuvoso

Imprimir

Durante o inverno, alguns fatores contribuem para o aumento da incidência de doenças alérgicas e respiratórias. O clima seco, as baixas temperaturas e o aumento da poluição deixam as mucosas nasais (parte interna do nariz) secas e facilitam a proliferação de vírus e bactérias. A baixa umidade desta época do ano interfere diretamente no bom funcionamento das funções nasais, especialmente na umidificação natural das mucosas.  Por isso, é tão importante higienizar as vias aéreas e mantê-las úmidas com medicamentos adequados.

Conheça abaixo algumas dicas passadas pela Rinosoro para saúde e higiene nasal: 

 

 

Higiene Nasal

A manutenção do nariz limpo, tanto em adultos quanto em crianças, diminui a concentração de poluentes e de substâncias nocivas ao organismo. Quanto mais livre e limpo estiver o nariz, melhor será a qualidade do ar que chega aos pulmões e o aproveitamento do oxigênio pelo corpo, o que leva a uma significativa melhora da qualidade de vida. Manter as mucosas nasais limpas e umidificadas fortalece e auxilia o sistema imunológico a combater a entrada de vírus e bactérias. A lavagem nasal diária pode trazer muitos benefícios e não causa efeitos colaterais. Entre esses benefícios, há a melhora significativa de:

Qualidade de respiração;
Qualidade do sono;
Sintomas de coriza diária;
Congestão nasal noturna;
Tosse;
Coceira na garganta;
Rinoconjuntivite pediátrica.
Ar seco

É comum que pessoas permaneçam em ambientes com ar condicionado por muito tempo, como em escolas, universidades e no trabalho.  O ar seco, típico destes ambientes e comum nas estações mais frias do ano, deixa o muco nasal desidratado e espesso. Isso pode causar sensação de irritação e coceira nas cavidades nasais. Além disso, pode piorar quadros de rinite, bronquite e asma, dificultando a respiração. O mais indicado, nestes casos, é higienizar e umidificar o nariz diariamente com as soluções salinas nasais, facilitadoras da hidratação do nariz.

 

Combate às doenças

Gripes, resfriados e outros problemas respiratórios de menor gravidade costumam ter um tempo de ação no organismo até que o sistema imunológico combata e elimine o agente causador. É possível auxiliar o nosso corpo realizando a limpeza nasal, pois durante as infecções as secreções nasais se tornam mais grossas, podendo facilitar o acúmulo de vírus,  bactérias e poeira. A higienização deve ser feita com jatos, sprays ou em gotas com medicamentos indicados.


Fonte: Sou Mãe.org

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais