Cidadeverde.com

ENADE 2008: iniciou na última sexta as inscrições para o exame

Imprimir

Teve inicio na última sexta-feira (1), as inscrições para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, o Enade 2008. As Instituições de Ensino Superior (IES) têm até o dia 31 de agosto para inscreverem seus alunos habilitados, que são os ingressantes e concluintes. A prova será realizada no dia 9 de novembro, às 13 horas (horário de Brasília).

Serão considerados ingressantes os estudantes que até o dia 1º de agosto tiverem concluído entre 7% e 22% da carga horária do curso; os concluintes são os que até essa mesma data tiverem concluído pelo menos 80% da grade curricular mínima do curso e possíveis concluintes em 2008.
 
 
As IES devem inscrever todos os alunos nessa situação. A seleção por amostragem dos alunos que realizarão a prova ficará sob a responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A lista com os alunos selecionados estará disponível a partir do dia 26 de setembro e até o dia 20 de outubro os respectivos locais onde serão aplicadas as provas.

Os cursos avaliados esse ano serão os de Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Engenharia, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química; além dos cursos superiores de tecnologia em: Construção de Edifícios, Alimentos, Automação Industrial, Gestão da Produção Industrial, Manutenção Industrial, Processos Químicos, Fabricação Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Saneamento Ambiental.

O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e é a forma de avaliar o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos ensinados em sala de aula, suas habilidades e competências.

Ciclo avaliativo
A aplicação do Enade em cada área é a cada três anos. Em 2004 e 2007, os cursos de Ciências Agrárias e Saúde foram avaliados. Em 2008, os cursos analisados serão os da área de Engenharias e Licenciaturas, que fizeram o Enade pela primeira vez em 2005. Já em 2009, os cursos de Ciências Sociais Aplicadas e Jurídicas, que participaram do Exame em 2006, farão novamente o Enade.

 

Fonte: MEC

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: