Cidadeverde.com

Diretora da Apipa impede agressão a animal e registra B.O.; veja vídeo

Imprimir

Jane Hadhad, integrante da diretoria da Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (Apipa), gravou um vídeo na tarde dessa quinta-feira (11) do momento em que impediu a agressão a um jumento que puxava uma carroça na avenida Noé Mendes, bairro Dirceu, zona Sudeste de Teresina. Nas imagens registradas por ela, Jane toma o instrumento usado para bater no animal e diz ao carroceiro - que não foi identificado - que iria denunciá-lo. Ela registrou Boletim de Ocorrência no 8º Distrito Policial pelo crime de maus-tratos. 

"Eu estava acompanhando ele havia algum tempo e pedi, antes de começar a gravar, para que ele não batesse mais no animal, mas ele continuou. O sangue esquentou, não aguentei, comecei a filmar, desci do carro, peguei a 'chibata' da mão dele e falei para ele parar, que aquele animal dá o sustento da família dele, ele tem que tratar bem", descreveu. 

Ela disse que a Apipa luta contra o uso de animais para esses fins, mas que o grupo também tem sido tolerante quanto à situação de vulnerabilidade dos carroceiros e demais profissionais que dependem do trabalho animal. A sugestão é um projeto de conscientização e a adoção de um outro modelo de carroça. 

"Tem que ser conversado com essas pessoas, eles possuem uma associação, devem ser orientados de que precisam cuidar, dar água, comida, garantir lugar para repouso. Não se pode também colocar tanto peso naquela carroça, para o animal puxar. A sobrecarga é um mau-trato. Já existe um projeto para um modelo de carroça que concentra o peso na parte de trás e não na força do animal, isso seria muito bom", declarou. 

Segundo ela, no momento em que começou a acompanhar o homem, as agressões aconteciam repetidamente e o jumento andava lentamente porque havia muitos carros à sua frente. Além disso, o bicho aparentava estar bastante magro. 

O registro do Boletim de Ocorrência foi feito no 8º DP e o homem agora precisa ser identificado para que seja responsabilizado. O crime de maus-tratos consta no artigo 32, da Lei Federal nº. 9.605 de 1998 (Lei de Crimes Ambientais). A pena prevista é de detenção de 3 meses a 1 ano e multa.

Procuradas, a Prefeitura de Teresina e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam) informaram que ainda não existem projetos implantados para coibir os maus-tratos aos animais utilizados pelos trabalhadores. 

 

Maria Romero 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais