Cidadeverde.com

Libertadores: Palmeiras 'bobeia' e tropeça no River Plate-URU em estreia

Imprimir

Estreia com um amargo empate. Assim, o Palmeiras debutou na Copa Libertadores de 2016. Em partida realizada na noite desta terça-feira na cidade de Maldonado, no Uruguai, a equipe comandada por Marcelo Oliveira ficou no empate por 2 a 2 com o River Plate-URU.

O resultado por si só não seria ruim, se não fossem as circunstâncias da partida ocorrida no Estádio Domingo Burgueño Miguel.

Com uma escalação diferente - três volantes no meio-campo (Jean, Arouca e Thiago Santos) -, o Palmeiras possuiu a vantagem no placar por duas vezes durante a partida. Contudo, um pênalti cometido por Fernando Prass e uma falha coletiva de marcação em um escanteio impediram que o clube alviverde deixasse o Uruguai com três pontos na bagagem.

O Palmeiras abriu o placar aos 34min da primeira etapa. Dudu descolou um belo passe para Jean, que invadiu a área e anotou o seu primeiro gol pelo clube paulista. A vantagem fora resistiu sem problemas até o final dos 45 minutos regulamentares do tempo inicial: a defesa se mostrava segura, e Prass pouco ameaçado.

No entanto, o crescimento do River Plate após o intervalo custou caro ao Palmeiras. Logo aos 5min, a revelação Schiappacasse invadiu a área e caiu, tocado por Fernando Prass. Na cobrança, Michael Santos deslocou o goleiro brasileiro e decretou a igualdade momentânea no placar.

Pressionado, Marcelo Oliveira recorreu ao banco e foi presenteado. Ainda aos 12min, o reserva Alecsandro ajeitou de peito para Gabriel Jesus, outra opção, chutar firme para fazer 2 a 1. A festa, no entanto, durou pouco tempo: Bruno Montelongo, livre em cobrança de escanteio, sentenciou o resultado de igualdade.

Diante de uma pressão pelo início de temporada irregular, Marcelo Oliveira optou por mudar o Palmeiras para a estreia na Copa Libertadores. Fora de casa, uma postura teoricamente mais cautelosa.

Contra o River Plate, o treinador prendeu Thiago Santos em frente da defesa e liberou Jean e Arouca para municiarem o trio de ataque formado por Dudu, Erik e o paraguaio Lucas Barrios.

Seguro defensivamente, o Palmeiras mostrou dificuldades para criar. As principais jogadas saíam pelas pontas com Dudu e Erik, destaques pela movimentação e presença ofensiva em Maldonado.

As longas ligações, ponto crítico no trabalho de Marcelo Oliveira, seguiram como uma alternativa constante neste primeiro jogo pelo torneio sul-americano. A tática de Marcelo Oliveira se mostrou certeira no primeiro momento de ousadia dos volantes. Aos 34min, Jean aproveitou um buraco na defesa uruguaia e recebeu uma grande bola de Dudu.

O volante finalizou com categoria para balançar pela primeira vez as redes com a camisa do time alviverde.

CAMISA SANTA

‘Só Jesus pode vestir a 12 que foi do Santo.'

Assim, o Palmeiras anunciou Gabriel Jesus como o novo camisa 12, número não utilizado desde a aposentadoria de Marcos. A camisa ‘Santa' precisou de menos de 15 minutos para ‘jogar'.

Opção para a equipe depois do intervalo, Gabriel Jesus recebeu grande passe de Alecsandro, que usou o peito para achar o companheiro, e bateu firme para colocar o Palmeiras em vantagem aos 12min, apenas oito minutos depois de o River Plate empatar com Michael Santos.

NEM DEU TEMPO PARA CORTAR O BOLO

Seis minutos de festa. Foi pouco tempo de sorriso para os palmeirenses presentes em Maldonado. Logo aos 18min, a bola aérea voltou a afetar o sistema defensivo treinado por Marcelo Oliveira.

Cobrança de escanteio da direita na cabeça de Bruno Montelongo, que, completamente livre, desviou para registrar o empate nesta estreia das duas equipes na fase de grupos da Copa Libertadores.

PRÓXIMO DESAFIO

Depois do tropeço nesta estreia pela Libertadores, o Palmeiras terá um difícil compromisso neste final de semana: no sábado, a partir das 17h (de Brasília), a equipe alviverde encara o Santos, no Allianz Parque, em clássico válido pela quinta rodada do Campeonato Paulista.

Pela Libertadores, o próximo adversário palmeirense é o Rosário Central, em casa, no próximo dia 3, também às 21h45 (de Brasília).


Fonte: ESPN

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais