Cidadeverde.com

Resíduos formam "dique de sujeira" embaixo de ponte no rio Poti

  • AuUpXXspm8dqSyTkRepLaKTTctHEuaXJJ6dPpgs2syqi.jpg TV Cidade Verde
  • AsOyYx6ns3J5yNEBlwEEAnjRCGelsEmXxOSxQgAyjr8Z.jpg TV Cidade Verde
  • ArePWICprB0ICV1MXAF-kqZaKWPBA3wkBNJCVVwZN7CM.jpg TV Cidade Verde
  • Aq64CqSzePvN_NPI5-wHaub4ODhDpjXB1Ru1FQn47ZU-.jpg TV Cidade Verde
  • Aq05UcQzBfEp3R5YlG4SI-bbJSL03wQHYDNgnZ9CwLMe.jpg TV Cidade Verde
  • ApW1O3c5Hx7fJsd-Wf6mOXvYg-MLDYz6OKdguJ8lehdx.jpg TV Cidade Verde
  • Ani7Ag0sFEfTY1rCrA0EI8bNv7dybT3tEMBmNVXiUrQA.jpg TV Cidade Verde
  • AmHgCfeFjJdlyF04wH8WY6lxztAxA3fzXkV3Z_YsMg6q.jpg TV Cidade Verde
  • AlaE9AvmpPGi4USY73dHS7VWASEh4t3sBUqydDshtB-j.jpg TV Cidade Verde

Resíduos de vegetação morta e poluição se acumularam e estão formando um "dique de sujeira" embaixo da Ponte Leonel Brizola, ou Ponte do Mocambinho, no rio Poti, na zona Norte de Teresina. Em entrevista para o Jornal do Piauí desta quinta-feira (18), o ambientalista Deocleciano Guedes informou que o acontecimento está diretamente ligado a poluição do rio.

De acordo com Deocleciano Guedes, a sujeira depositada nos rios resulta em matéria orgânica que serve de alimento para a vegetação aquática. "O grande problema de Teresina é que em uma cidade com quase um milhão de habitantes, apenas 170 mil têm esgoto tratado, o restante todo desce para os rios, tornando-os bastante poluídos. Enquanto não se fizer esgotamento sanitário isso vai acontecer", explicou o ambientalista.

O acumulo da vegetação torna impossível sua sobrevivência, devido ao alimento, que vai ficando escasso. Além dos aguapés e canaranas, lixo e outros resíduos despejados no rio também se conglomeram no local, dificultando o curso natural da água. "A água consegue passar por baixo, mas tem dificuldade. Se houver outra cheia, isso vai ficar acumulado, porque o rio não terá força para carregar", informa Deocleciano Guedes.

O ambientalista defende que não só as autoridades devem se responsabilizar pela manutenção da limpeza nos rios. "O poder público tem a sua responsabilidade, mas a população também precisa ser mais consciente dos problemas. Para a cidade ser verde, ser limpa, é preciso que a população se eduque para deixar de jogar lixo nos rios", recomendou.

Lucas Marreiros (Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais