Cidadeverde.com

Bolivianos decidem se Evo Morales pode se reeleger novamente

Imprimir

José Cruz/Agência Brasil

 

Mais de 6,5 milhões de cidadãos bolivianos irão às urnas hoje (21) para votar em um referendo constitucional para decidir se o presidente Evo Morales, no poder desde 2006, poderá se candidatar novamente nas próximas eleições do país, em 2019.

Pesquisas de intenção de voto realizadas no últimos dias mostram vantagem do “Não” sobre o “Sim”, especialmente após virem à tona denúncias de corrupção contra Morales.

O presidente é acusado de usar sua influência política para que uma ex-namorada conseguisse emprego em uma multinacional chinesa que já assinou pelo menos sete contratos milionários com o governo boliviano, entre eles a construção de uma mina de potássio no Salar de Uyuni. Morales nega as acusações de tráfico de influência.

A reforma constitucional que pode permitir um novo mandato a Morales foi proposta por organizações sociais e indigenas ao Parlamento boliviano. A reforma consiste em uma mudança na redação do Artigo 168 da Constituição para que o presidente possa se candidatar duas vezes à reeleição de maneira contínua, e não apenas uma vez, como prevê atualmente.

Mais de 250 mil bolivianos votarão no referendo de hoje fora do país, nas embaixadas e consulados. Mais da metade dos bolivianos que podem votar no exterior estão na Argentina.

 

Fonte: Agência Brasil (*Com informações das agências Télam e Ansa Brasil)

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais