Cidadeverde.com

Aveia ajuda no ganho de massa muscular e no emagrecimento

Imprimir

A aveia possui muitos benefícios para a saúde que poucos conhecem. Além de ser uma conhecida fonte de fibras, o cereal dispõe de uma grande quantidade de proteínas, vitaminas, lipídios (gorduras insaturadas) e minerais. A fibra solúvel presente na aveia, conhecida como ß-glucana, é responsável pela maioria dos benefícios do alimento. A ß-glucana retarda o esvaziamento gástrico que resulta na sensação de saciedade, auxiliando no controle de peso.

Este super cereal também possui uma capacidade antioxidante que auxilia na prevenção do aparecimento de doenças imunológicas, gastrointestinais, metabólicas e cardíacas. O consumo regular da aveia também fornece mais energia ao corpo, regula a função intestinal, a hiperglicemia (excesso de glicose no sangue), o diabetes e os reduz os níveis do mau colesterol no sangue (LDL).

Ufa! Quantos benefícios, hein? Contudo, mesmo com tantos atrativos, especialistas alertam que é necessário cautela na quantidade consumida. Em excesso no organismo o cereal pode trazer alguns efeitos colaterais, como a sensação de ventre inchado, desconforto abdominal e gases.

O tipo de aveia que possui maior quantidade de ß-glucana é o farelo de aveia, seguido dos flocos e da farinha. De duas a três colheres de sopa de aveia por dia garantem mais energia e vitalidade, sendo uma excelente dica para ter mais disposição antes dos treinos. O cereal ainda ajuda a reduzir a ansiedade, aumentar a saciedade, prevenir o esgotamento mental, a insônia e a prisão de ventre.

 

 

Muito versátil, a aveia pode ser salpicada por cima de frutas, iogurtes, sucos e vitaminas, além de ser usada em receitas de mingau, sopa, panqueca e até no feijão. Algumas pessoas também usam a aveia como substituta da farinha de mandioca em acompanhamento com churrasco e juram que os convidados nem percebem a diferença. Será? Quem fizer essa experiência pode contar para a gente nos comentários, ok?

Benefícios da aveia no ganho de massa muscular e emagrecimento:
A aveia é um dos alimentos que tem que estar sempre presente na dieta de quem visa o ganho de massa muscular e emagrecimento. Além de aumentar a saciedade como dito anteriormente, a aveia é um cereal que possui de médio a baixo índice glicêmico, fornecendo energia por mais tempo e reforçando os estoque de glicogênio muscular, sem causar grandes picos de insulina. Diminuindo a fome e queimando mais calorias.


Fonte: Treino Mestre

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais