Cidadeverde.com

Servidores da Ufpi paralisam atividades e Biblioteca Central fecha nesta quarta-feira

Imprimir

Por conta da paralisação das atividades dos servidores da Universidade Federal do Piauí (Ufpi), nesta quarta-feira (24), a Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castello Branco (BCCB) estará fechada.  O dia de paralisação ocorre em âmbito nacional e tem como objetivo lutar contra a terceirização das instituições públicas de ensino superior.

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Ufpi (Sintufpi), André Gonçalves,  os servidores possuem uma lista de reivindicações que será entregue hoje ao reitor da Ufpi. Dentre as pautas está Contra a PEC 395/2014, que dispõe sobre a cobrança dos cursos de especialização nas universidades, a defesa dos Hospitais Universitários e contra a cessão dos trabalhadores estatutários à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), .

Além dessas, o sindicato destaca a não Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp) e as demais propostas de Previdência Complementar.

“Hoje nos estamos fazendo esse movimento nacional. Tudo está parado. Temos como pauta de reivindicação a não cobrança dos cursos de especialização nas instituições públicas, que é mais uma terceirização. Lutamos contra a previdência privada, pois os  servidor não se aposenta com aposentadoria integral, ele vai ter que complementar com aposentadoria privada”, disse André.

O presidente do Sintfupi também destacou, em entrevista ao Notícia da Manhã desta quarta-feira (14), a necessidade de reorganização do horário de funcionamento da Universidade uma vez que eles funcionam de 8h às 12h e de 14h às 18h já que muitos alunos só estão na Ufpi após Às 18h para as aulas do período noturno. 

A assessoria de Comunicação da Ufpi informou que a pauta de reivindicações é nacional. Por isso, o diálogo será realizado diretamente com o Governo Federal. 

 

 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais