Cidadeverde.com

Operação Rapina: Greco prende acusado de arrombamentos a caixas eletrônicos

Imprimir

Uma equipe do Greco - Grupo de Repressão ao Crime Organizado- em parceria com a Polícia Civil do Maranhão prendeu um homem acusado de participação em diversos arrombamentos a caixas eletrônicos e assaltos. O suspeito é o último que faltava ser capturado na Operação Rapina, deflagrada em 2014 no Piauí e foi localizado em Timon ao levar a esposa ao hospital.

Evaldo Costa Almeida, vulgo Evaldo Barbicha, estava sendo monitorado há vários dias pela polícia civil e é acusado de realizar diversos assaltos a banco através da modalidade de arrombamento de terminais, roubo de cargas e tráfico de entorpecentes.

De acordo com o delegado Carlos César, coordenador da Greco, Barbicha integrava um grupo chefiado por um dos maiores especialistas em arrombamentos de caixas eletrônicos do país, Osmar Lanja, preso em 2014 na Operação Rapina. “Eles arrombavam caixas eletrônicos com uso de maçarico. Atuava naquela época e acreditamos que ainda hoje [a quadrilha] tem desmembramentos com gente cometendo outros crimes”, frisa.

O delegado relata que o suspeito tem vários mandados de prisão em aberto de diversas comarcas pelo envolvimento em assaltos. “Ele tinha mandado de prisão em Caxias por roubo. Acreditamos que estava envolvido em outros arrombamentos e assaltos também. Não deve ter ficado parado”, acrescenta o delegado.

Operação Rapina

A Operação Rapina foi deflagrada em maio de 2014 pela Polícia Civil através da Greco após quatro meses de investigações, com o objetivo de desarticular uma quadrilha interestadual especializada em roubos e furtos a instituições financeiras com explosão e arrombamento de caixas eletrônicos.

Pelo menos seis pessoas foram presas na época. No entanto, alguns integrantes conseguiram fugir, mas acabaram sendo monitorados e presos pela polícia. 

A Operação Rapina foi assim denominada em referencia ao verbete “rapinar”, cujo significado de ato ou efeito de roubar era a razão de existir da organização criminosa desarticulada pelo Greco. 

Diego Iglesias
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais