Cidadeverde.com

Mais de 150 detentos são capacitados em cursos de formação

Imprimir

A Secretaria de Justiça do Piauí e a Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo entregaram, nesta quinta-feira (25), os certificados de conclusão do curso de Operário em Construção Civil (Pedreiro de Alvenaria) a 48 detentos da Penitenciária Irmão Guido. Com isso, 162 pessoas privadas de liberdade já foram beneficiadas com os cursos que vêm sendo ministrados por meio do programa Setre nos Municípios desde junho de 2015. 

No ano passado, foram 34 beneficiados, também com o curso de Operário em Construção Civil, na Colônia Agrícola Major César Oliveira, em Altos. Na Penitenciária Feminina de Teresina, 80 reeducandas fizeram os cursos de Embelezamento e Corte e Costura, também através da parceria entre as duas secretarias de Estado.
 
O reeducando Manoelito dos Santos Sousa, da Irmão Guido, relata sobre as possibilidades e benefícios que a conclusão do curso lhe trouxe dentro do sistema prisional, e, sobretudo, as perspectivas que vislumbra ao ganhar a liberdade.
 
"Esse curso é muito gratificante pra nós. Quando sairmos daqui com esse certificado é uma garantia de que estamos dispostos a somar e trazer benefício para sociedade. Se cada um que participou desse curso abraçar com amor a oportunidade, com a intenção de mudar de vida, esse é o primeiro passo", diz.
 
A diretora de qualificação da Secretaria de Trabalho, Carla Soares, explica que existe uma parceria com o Sistema Nacional de Emprego (Sine), para que, assim que ganharem liberdade, os reeducandos possam ser encaminhados ao mercado de trabalho.
 
"Nós trabalhamos para que os reeducandos, assim que liberados, possam estar aptos a exercer uma profissão. Além disso, temos uma parceria com o Sine, a partir da qual essas pessoas são colocadas no cadastro de emprego e, depois, encaminhadas para empresas do ramo da construção civil, por exemplo, como mão de obra qualificada", pontua.
 
Segundo o secretário de Justiça do Estado, Daniel Oliveira Valente, o objetivo da Sejus é ampliar e diversificar os cursos de capacitação profissional nas unidades prisionais. Para o gestor, a humanização deve ser, sempre, o tema principal adotado em todas as unidades prisionais, com oferta de oportunidades para que os internos voltem melhores para o convívio social.
 
"A nossa meta é qualificar cerca de 500 internos do sistema prisional este ano e, a partir disso, criar novas oportunidades para aqueles que cometeram erro no passado, mas que querem ter e merecem uma nova chance. Temos feito isso graças ao apoio dos servidores e atenção do Governo do Estado, trabalhando na modernização da Secretaria de Justiça”, destaca.
 
Além da parte de qualificação profissional, a Secretaria de Justiça incentiva o trabalho nas unidades prisionais através da execução, pelos próprios internos, de tarefas diárias como artesanato, limpeza, cozinha, horta, construção civil, serviços gerais, marcenaria, panificação, auxiliares de produção e até pedagogia.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: detentos