Cidadeverde.com

Ferramenta gratuita que simula o Enem já está no ar.

Imprimir

Estão abertas as inscrições para o Enem Action, plataforma gratuita de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com o programa, o aluno tem acesso a videoaulas exclusivas, aprofunda seu conhecimento, avalia seu desempenho e mensura sua evolução. São 9 meses de preparatório, com aulas online, lista de exercício e simulados. A nota vai ser avaliada pelo mesmo método usado pelo ENEM, com quase 100% de precisão.

A expectativa é de que 60 mil candidatos se inscrevam no programa desenvolvido pelo grupo de ensino DeVry em parcerias com os portais Evolucional e Desenrolado. No próximo dia 10 de Março, vai ter um aulão ao vivo de lançamento, com três horas de aula ao vivo com resolução de questões do Enem. 

METODOLOGIA DO MEC

O software, que é gratuito e de acesso livre, permite que o usuário vivencie o Enem em todos os aspectos: resolve questões similares ao exame, calcula o tempo gasto com a prova e avalia suas competências. Isso só é possível porque o sistema utiliza a mesma metodologia de avaliação aplicada pelo Ministério da Educação (MEC): a Teoria de Resposta ao Item (TRI).

O método é capaz de analisar as questões respondidas corretamente e oferece um peso específico para cada acerto: as perguntas são divididas em grupos de dificuldades como fácil, médio e difícil. Por meio de teorias matemáticas, a TRI analisa a possibilidade de um chute. Exemplo disso é o número alto de acertos na categoria de questões difíceis combinada a um grande número de erros no grupo das fáceis. O fato é estatisticamente improvável e o sistema deduz o chute, assim, a média do aluno cai. No final, a nota não depende apenas do valor absoluto de acertos.

“Por conta disso, a garantia de precisão do resultado é de 94,6%. O aluno recebe um diagnóstico do seu desempenho e consegue ver sua colocação em nível nacional, baseado nos índices divulgados pelo MEC”, explica a Profª Joseci Vale, Diretora Geral da FACID | DeVry, Faculdade responsável pelo Enem Action no Piauí.

A plataforma pode ser acessada pelo endereço: http://highschool.devrybrasil.edu.br/enem-action/

PASSO A PASSO

- No período em que o simulado estiver disponível, o aluno deverá escolher dois dias para realização das questões de acordo com sua disponibilidade.

- Simulados de 60 questões: o aluno deverá separar 1h30 em cada um dos dias escolhidos e concluir 30 questões/dia.

- Simulado de 180 questões: também deverá ser feito em dois dias e o tempo de realização de exercícios é de 4h30 para 90 questões por dia.

- O aluno precisa fazer o simulado sem interrupção e deve reservar o tempo citado para realização do teste. Caso contrário, o simulado expira e ele perde a possibilidade de realizá-lo.

- Ao final de cada simulado, o aluno irá receber um boletim  com toda análise e detalhamento de seu desempenho.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais