Cidadeverde.com

Cineasta é responsável por cerimônia das Olimpíadas

Imprimir

O cineasta chinês Zhang Yimou, 56, foi escolhido pelos organizadores da Olimpíada de Pequim como o diretor da cerimônia de abertura do evento, que acontece neste momento no estádio Ninho de Pássaro.

Cineasta chinês Zhang Yimou é o responsável pela cerimônia de abertura da OlimpíadaZhang Yimou é conhecido como o responsável por diversas pérolas do cinema na China nos últimos anos. Entre seus principais filmes estão "O Clã das Adagas Voadoras" (2004), "Herói" (2002), " A Maldição da Flor Dourada" (2006) e "Nenhum a Menos" (1999).

A cerimônia, que inicia oficialmente o maior evento esportivo do mundo, conta com apresentações de artes marciais, performances musicais, projeções em vídeo, coreografias, além de efeitos especiais, luzes e elementos de alta tecnologia.

"Eu estou muito honrado em ser nomeado o diretor das cerimônias, é uma tarefa enorme... mas eu prometo que irei cumpri-la com sucesso", afirmou Yimou quando foi escolhido pelo comitê que organiza o evento.

"Por meio das artes visuais, da arte das performances, da arte da música, da arte da dança, da arte da celebração da vida, todos nós estamos dedicados a fazer estas cerimônias de abertura e encerramento as mais emocionantes que alguém já viu", disse o cineasta norte-americano Steven Spielberg, que foi selecionado pelos organizadores chineses como consultor especial, antes da abertura.
 

Liu Qi, presidente executivo do comitê de organização, comentou a importância do evento de abertura para o futuro de seu país em entrevista ao jornal "China Daily".

"O nível da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim terá um papel decisivo na hora de mostrar que podemos fazer um evento de alto nível como a Olimpíada. Para 1,3 bilhão de chineses que esperam pelo evento, eles ocuparão um lugar de importância na qualidade e no nível da cerimônia", disse Liu.

A primeira parte da cerimônia de abertura, considerada a mais artística do evento, terminou às 10h (horário de Brasília) com uma apresentação da cantora Sarah Brightman. Neste momento, ocorre o desfile das delegações dos países que participarão desta Olimpíada.
 

Biografia

Filho de um oficial do Kuomintang, que lutou contra o Exército Vermelho durante a guerra civil chinesa, Zhang foi obrigado a interromper seus estudos aos 16, durante a Revolução Cultural, quando foi enviado ao campo para ser "reeducado". Durante esse processo, trabalhou três anos em uma fazenda e sete anos em uma tecelagem.

Após descobrir a fotografia, Zhang consegue se inscrever na Escola de Cinema de Pequim, aos 27 anos e, em 1984, experimenta seu primeiro sucesso com Chen Kaige em "Terra Amarela", que conta a difícil vida dos camponeses no norte da China.

Considerado um dos principais expoentes da 5ª geração de cineastas do Pós-Guerra, o equivalente da "Nouvelle vague", produziu "O Sorgo Vermelho", uma história de amor que tem como pano de fundo a invasão japonesa do país, nos anos de 1930. Com esse filme, conquista o Urso de Ouro do Festival de Berlim, em 1998, e se torna conhecido internacionalmente.
 

Autor de "Adeus, Minha Concubina", em 1991, enfrenta a censura do governo, que vê na história uma crítica ao regime. Seu filme "Tempo de Viver", ganhador do Grande Prêmio do Júri do Festival de Cannes, em 1994, também passa muitos anos na lista dos censores.

Mesmo assim, Yimou rejeita qualquer idéia de deixar o país para trabalhar no exterior. "Não posso considerar ficar separado do país no qual eu cresci", disse ele em uma entrevista, insistindo em que "não entendo o público estrangeiro e nem mesmo falo inglês".

Depois de celebrar o indivíduo, ele se dedica a grandes projetos, lançando-se nos filmes de sabre tradicional, com "Herói", a história do primeiro imperador da China.
 

Fonte: Folha com France Presse

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: