Cidadeverde.com

FMS alerta para as sequelas causadas pela sífilis

Imprimir

A sífilis é uma das doenças sexualmente transmissíveis mais agressivas que existe. Pode causar microcefalia em bebês , problemas de visão, além de doenças neurológicas, como convulsão. O tratamento deve ser seguido rigorosamente seguindo as orientações médicas.

"A sífilis pode ser prevenida pelo entendimento do casal. É uma doença transmissível pela relação sexual, mesmo sem penetração. Durante o tratamento e após o tratamento, o casal deve usar o preservativo", explica Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS durante entrevista ao Jornal do Piauí.
 
Segundo ela, engana-se quem pensa que a sífilis só se pega uma vez. O tratamento é feito através do medicamento benzetacil. "Se a pessoa tiver contaminada, pega novamente", afirmou.

A diretora informou que a benzetacil já está sendo oferecida normalmente nos postos de saúde da capital, após um problema de abastecimento nacional.

"Desde o ano passado o mercado nacional vem dificultando a compra. Nos mobilizamos para não faltar benzetacil na rede de assistência, tivemos apenas uma pequena falha. Eu mesma vi farmácias em Teresina vendendo o medicamento a R$ 29. Orientamos que toda unidade básica recebe dois tratamentos e quando usam um tratamento já pede o reabastecimento", declarou.

Sintomas
Os primeiros sintomas da doença são pequenas feridas nos órgãos sexuais e caroços nas virilhas (ínguas), que surgem entre a 7 e 20 dias após o sexo desprotegido com alguém infectado. A ferida e as ínguas não doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus. Mesmo sem tratamento, essas feridas podem desaparecer sem deixar cicatriz. Mas a pessoa continua doente e a doença se desenvolve. Ao alcançar um certo estágio, podem surgir manchas em várias partes do corpo (inclusive mãos e pés) e queda dos cabelos.

Após algum tempo, que varia de pessoa para pessoa, as manchas também desaparecem, dando a ideia de melhora. A doença pode ficar sem apresentar sintomas por meses ou anos, até o momento em que surgem complicações graves como cegueira, paralisia, doença cerebral e problemas cardíacos, podendo, inclusive, levar à morte. 

Formas de contágio
A sífilis pode ser transmitida de uma pessoa para outra durante o sexo sem camisinha com alguém infectado, por transfusão de sangue contaminado ou da mãe infectada para o bebê durante a gestação ou o parto. O uso da camisinha em todas as relações sexuais e o correto acompanhamento durante a gravidez são meios simples, confiáveis e baratos de prevenir-se contra a sífilis congênita.

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: sífilisFMS