Cidadeverde.com

Polícia aborta fuga de presos e os obrigam a descer em escada na Casa de Custódia

Imprimir

Atualizada às 11h10

Uma tentativa de fuga foi abortada pela polícia na Casa de Custódia de Teresina. No início da manhã deste sábado (12), alguns presos do pavilhão F conseguiram sair de suas celas e ter acesso ao piso superior da unidade prisional. De acordo com o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), policiais militares que estavam nas guaritas avistaram a movimentação e intervieram, juntamente com agentes penitenciários, fazendo com que os detentos descessem em uma escada para o pátio do presídio.

"Por sorte mais uma tentativa de fuga foi abortada, mas é rotina na Casa de Custódia. Os presos tentam fugir a todo o momento, nesse caso tentaram aproveitar a iluminação precária. As tentativas de fuga são resultado da super lotação e está impossível ter uma resolutividade nessa questão já que não tem espaço em nenhum presídio, todos estão com o triplo da capacidade", informou Kleiton Holanda, vice-presidente do Sinpoljuspi.

O vice-presidente do Sinpoljuspi informou ainda que houve outra tentativa de fuga na penitenciária Irmão Guido. "Por volta das 23h, no pavilhão A, os presos estavam fazendo barulho e os agentes se dirigiram até lá e verificaram que se tratava de uma tentativa de fuga. Eles fazem esse barulho para ocultar a escavação de buracos nas paredes", disse Kleiton Holanda.

A identificação dos detentos envolvidos ainda não foi informada. Segundo o Sinpoljuspi, os presos foram recolhidos e colocados em isolamento para conversar com a gerência das unidades prisionais sobre as punições previstas.

Sejus

De acordo com a Diretoria de Inteligência e Proteção Externa da Secretaria de Justiça (Dipe), na Guido, o policial militar que estava de sentinela notou movimentação no pavilhão A e conseguiu impedir a fuga. Os detentos fizeram buracos no forro e cerca de 20 tentaram sair pela laje, quando foram interceptados. A Dipe e a Força Tática do Promorar deram apoio para evitar a fuga.

Uma contagem foi feita pela gerência da unidade, e não houve êxito por parte dos presos. Na Casa de Custódia, equipes da Dipe e da Tropa de Choque da PM capturaram três presos tentando fugir do pavilhão H quebrando a parede. As ações na Irmão Guido e na Custódia contaram com o apoio da Diretoria de Inteligência, da Diretoria da Unidade de Administração Penitenciária da Sejus e da Força Tática.

"Nosso dever é manter a ordem no sistema prisional, fazendo com que o preso permaneça preso, cumprindo a sua pena. Essas tentativas de fuga, assim como outras, foram evitadas graças ao trabalho de prevenção que vem sendo realizado pela Secretaria de Justiça com apoio das equipes de segurança da PM e agentes penitenciários", pontua o tenente-coronel Luís Antônio Pitombeira, diretor da Dipe.

 

Lucas Marreiros (Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais