Cidadeverde.com

Feito em Casa: Graça Cordeiro fala de sua vida dedicada ao próximo

Imprimir

O Feito em Casa, deste sábado(12), visitou o Lar da Esperança, entidade que acolhe portadores do virus HIV, dirigida pela Graça Cordeiro. "Uma casa de acolhimento com as portas abertas àqueles que nada tem, àqueles judiados pela vida, que não tem a quem recorrer", disse o apreentador Cineas Santos.

O Lar funciona no bairro Satélite, zona Leste da capital, há 14 anos, mas existe há 27, quando Graça acolhia os soropositivos em seu próprio escritório de contabilidade, que funcionava em um prédio comercial, próximo a praça Saraiva. Emocionada, ela lembrou na entrevista que no começo chegou a esconder pessoas debaixo da mesa que trabalhava e os mantinham catando as sobras da antiga Ceasa.

Hoje, a situação está melhor e o Lar, que recebe pessoas do Piauí, Ceará, Maranhão e Pará, conta com a ajuda do Mesa Brasil, programa do Sesc, e com doação semanal de frutas e verduras da empresa Serv Cozinha.

Durante a entrevista, Cineas enalteceu a maneira como Graça Cordeiro administra o espaço e cuida dos internos. "Com carinho de irmã ou de mãe", falou. O apresentador fez questão de chamá-la de cidadã, pois para ele, na acepção da palavra, cidadão é quem se importa com o outro, é quem não se contenta apenas com o que tem ou com o que faz e quer saber o que está acontecendo com o outro, notadamente, quando esse outro é um desassistido.

Cineas destacou que Graça dedica sua vida à esta causa e a fez relembrar como tudo começou. Segundo Graça, a vocação para ajudar vem da infãncia e que aos 10 anos conseguia roupas para pessoas pobres. Ela disse que no começo a família não apoiava o que fazia.

Graça afirmou também que com o trabalho no Lar teve de abdicar de algumas coisas em sua vida, como de sua carreira profissional. "Tudo na vida tem um preço e tive de renunciar à profissão", falou.

Ainda na conversa com Cineas, Graça revelou que tem a a idéia de construir um abrigo para idosos na área do Lar e que pretende passar a morar no espaço.

Confira na integra a entrevista!

Marcelo Lopes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais