Cidadeverde.com

Uespi e Setre discutem plano de ação do programa Pró-Catador Piauí

Imprimir

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Prex), apresentou, nessa terça-feira (15), para o secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, Gessivaldo Isaías, o plano de ação do projeto “Incubadora de Talentos”, ofertado à catadores de resíduos sólidos do Programa Pró-Catador Piauí.

O pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis da Uespi, Raimundo Dutra, e as professoras da área ambiental da universidade, Roselis Machado, Rita de Cássia e Maria de Fátima Araújo, descreveram o plano de trabalho do projeto ao secretário. “O intuito é coordenar a incubadora de talentos com o convênio entre Uespi e Setre”, disse o pró-reitor. Também estiveram presentes ao encontro a diretora de Qualificação da Secretaria do Trabalho, Carla Soares, o diretor de Empreendedorismo, Laércio Maia.

O secretário Gessivaldo Isaías destacou a importância da parceria entre a Setre e Uespi para a execução do programa. “A Uespi traz consigo a credibilidade científica e técnica que estamos precisando para a etapa de execução do projeto. Nossa idéia é usarmos o conhecimento de pesquisadores e alunos dessa importante instituição de ensino superior do nosso estado”, ressaltou o gestor.

De acordo com Roselis Machado, o programa tem a meta de atualizar o mapeamento dos catadores de material reciclável, dos lixões e aterros do estado do Piauí. Inclui também promover cursos de capacitação, com qualificação social e profissional, acompanhar a implantação de um Centro de Incubação de Economia Solidária e das cincos bases de apoio do centro.

A Uespi acompanhará a execução do projeto e ministrará o curso de capacitação de 200 horas aos catadores. O projeto será financiado com recursos federais, por meio do Ministério do Trabalho (MTE).

Gessivaldo Isaías avaliou a possibilidade de uma visita ao MTE em Brasília para discutir a parceria e formalizar o termo de cooperação entre os dois órgãos.“O objetivo de fazer a parceria é ajudar as famílias que precisam ser beneficiadas com esses programas “, declarou o secretário. E continua: “o convênio com a Uespi é pela credibilidade que ela tem em execução de projetos”, finaliza Isaías.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais