Cidadeverde.com

Governador pede empenho de bancada para resolver ações prioritárias

Durante reunião dos deputados da bancada federal do Piauí com o governador Wellington Dias (PT), em Brasília, o chefe do executivo estadual pediu empenho aos parlamentares para resolver questões como a renovação dos contratos para continuidade do Programa Luz para Todos, a conclusão das obras de BR´s, como a duplicação da BR 343 e a obra da Barragem Nova Algodões. Estavam presentes, além do governador, o coordenador da bancada, deputado federal Assis Carvalho (PT) e os secretários de Estado, Francisco Limma (Desenvolvimento Rural), Francisco Costa (Saúde) e Antonio Neto (Planejamento).

A Bancada do Piauí no Congresso Nacional debateu, na manhã desta quarta-feira (16), as ações e projetos prioritários para o estado. Participaram da reunião também os deputados Átila Lira (PSB), Mainha (PP), Iracema Portela (PP), Rodrigo Martins (PSB), Julio Cesar (PSD), Flávio Nogueira (PDT), Paes Landim (PTB) e Silas Freire (PR); e os senadores Regina Sousa, Elmano Ferrer e Ciro Nogueira.

O governador externou os pontos prioritários para o ano de 2016, nos quais solicitou o apoio da bancada. Wellington Dias destacou ações emergenciais para beneficiar a população do estado e destacou ainda os projetos que viabilizam o maior investimento estadual. No final da reunião, os parlamentares dividiram entre si as tarefas de articular atividades com órgãos federais em que possam reivindicar os interesses do Estado.

Um dos pontos abordados pelo governador é a renovação dos contratos da empresa de energia elétrica para garantir a continuidade do Programa Luz para Todos e o atendimento de 100% da população do Piauí com energia de qualidade. Para isso, solicitou o empenho da bancada junto ao Ministério de Minas e Energia e à Eletrobrás.

No âmbito das obras estruturantes, Wellington Dias pediu o apoio dos parlamentares para viabilizar a conclusão das obras em BR's no estado, tais como a BR 235 - que liga as cidades de Caracol (BA) a Santa Filomena (PI) - e a BR 222, que liga os municípios de São João do Arraial e Matias Olímpio. O governador cobrou ainda o empenho dos deputados e senadores para viabilizar o alargamento das saídas de Teresina para as BR's, nos trechos onda há maior congestionamento.

O governador pediu também apoio para a obra da Barragem Nova Algodões. Wellington Dias destacou a necessidade da obra ser tratada como emergencial pela coordenação do PAC, pois beneficia mais de 800 famílias que viviam da produção às margens do Rio Pirangi e que necessitam da obra.

Por fim, o governador destacou projetos em tramitação no Congresso Nacional e que precisam do empenho dos parlamentares, pois beneficiam o estado do Piauí. "Nosso objetivo é ter dinheiro circulando na economia, para viabilizar obras estruturantes, gerar empregos e retomar o crescimento econômico brasileiro", finalizou.

O deputado Rodrigo Martins (PSB) disse que o governador falou das principaais medidas traçadas, do ponto vista do governo, necessárias para diminuir dificuldades do Estado e pediu a ajuda da bancada no tocante a conquistas de maiores recursos.

“Ele falou de prioridades referente a infraesturtura, sobretudo da necesssidade de maiores investimentos e sobre a renovação da concessão da Eletrobras, bem como da necessidade de investimentos para a contrução de BR’s, como a duplicação da BR 343”, esclareceu o deputado.

Rodrigo Martins destacou o pedido de Wellington Dias para que, em conjunto, a bancada possa estar cobrando do governo mais recursos. “A oposição, agindo de forma crítica e a base com seus contatos para que a gente consiga fazer com que os recursos cheguem ao Estado, lembrando da necessidade de trabalhar no orçamento, pedindo coesão para que destine recursos para as áreas prioritárias destacadas por ele, especialmente na área da saúde. E a bancada vai fazer isso, a base, buscando junto a governo e a oposição, como é o meu caso, cobrando os investimentos".

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais