Cidadeverde.com

'Carol' é escolhido melhor filme LGBT por Instituto Britânico de Cinema

Imprimir

Para celebrar os 30 anos do festival LGBT de cinema BFI Flare, realizado em Londres pelo Instituto Britânico de Cinema (BFI), a organização realizou uma grande enquete para selecionar os melhores filmes gay de todos os tempos. Para o júri, formado por 100 especialistas, entre curadores, roteiristas e críticos, o grande vencedor foi "Carol", de Todd Haynes.

Os resultado cobre 84 anos de cinema, além de ter representantes de 12 países. O filme mais antigo da lista é o alemão "Mädchen in Uniform", de 1931, que ficou em 14º. Ao comentar a escolha, Tricia Tuttle, vice-diretora de festivais do BFI, levanta uma questão: "como seria o cinema LGBT agora se os nazistas não o tivessem interrompido quando ele estava brotando?".

A história de amor entre a aspirante a fotógrafa Therese (Roony Mara) e a elegante Carol (Cate Blanchett), presa em um casamento de conveniência, conquistou o primeiro lugar com 28 votos. O filme recebeu seis indicações ao Oscar, mas voltou para casa de mãos vazias.

"A vitória de 'Carol' nos deixa felizes porque é ótimo ver um filme sobre duas mulheres apaixonadas ganhar tanto destaque, ainda mais se considerarmos a pequena quantidade de filmes sobre lésbicas. Além disso, é um filme tão extraordinariamente bem-feito que conquistou elogios de praticamente todos os críticos e curadores", disse Tricia em nota divulgada pelo BFI Flare.

Fonte: O Globo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais