Cidadeverde.com

Matizes: Candidatos excluem gays por serem homofóbicos

Imprimir

O Grupo Matizes, um dos principais militantes da causa homossexual no Piauí, pretende fazer com que os candidatos a cargos eletivos se engajem na defesa do direito dos GLBTs. Os militantes pretendem que os políticos assinem termos de compromisso e acrescentem às suas propostas de apoio ao movimento.

 

?Estamos convidando eles para abraçarem as nossas causas?, descreve Marinalva Santana, coordenadora do Grupo Matizes. O convite será feito na tarde deste sábado (9), durante o lançamento da IV Semana do Orgulho de Ser, onde diversos políticos e autoridades já confirmaram presença, mas será estendido aos candidatos a prefeito e às suas respectivas coligações.

 

De acordo com Marinalva, muitos candidatos não defendem às causas homossexuais por homofobia. ?Ou é puro preconceito ou eles temem perder votos?, descreve. A coordenadora diz ainda que existem os políticos oportunistas que se aproveitam e apenas alguns que realmente contribuem com o movimento. ?Eles sabem que hoje em Teresina somos entre dez e quinze por cento dos eleitores que precisam de projetos e leis. Felizmente, temos parceiros que realmente lutam pela causa?, descreve Marinalva.
 

 

O grupo Matizes pretende entregar uma lista com suas reivindicações a diversos candidatos. ?A Plataforma GLBT é um documento composto por propostas de ações e de políticas públicas pró-diversidade. Devemos lembrar que os governos estadual e municipal sempre deixam essas políticas em segundo plano?, acusa.  Entre as reivindicações do grupo está o aprimoramento do sistema de assistência, do disque denúncia e do Centro de Referência Homossexual.

 

Outro ponto reivindicado pelos militantes é a capacitação de profissionais públicos no respeito à diversidade. ?A discriminação institucionalizada é uma das mais fortes. O professor que não respeita o aluno; o médico, a enfermeira que se recusa ou não sabe atender uma travesti, por exemplo, é algo que está muito enraizado na estrutura da pública?, afirma Marinalva.

 

A IV Semana do Orgulho de Ser tem início no dia 24 deste mês e tem como tema ?Diversidade: juventude, maturidade e envelhecimento?. A organização espera reunir cerca de 25 mil pessoas de todo o estado no dia 29, quando a tradicional parada encerra o encontro.

 
Carlos Lustosa Filho

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: