Cidadeverde.com

Manteiga clarificada é opção saudável no lugar da tradicional manteiga

Imprimir

Com a crescente procura por alimentos mais saudáveis, um “novo tipo” de manteiga ganhou destaque, tornando-se praticamente indispensável no cardápio das pessoas adeptas de uma alimentação equilibrada e mais natural possível: o ghee. Também conhecido como manteiga clarificada ou manteiga ghi, é utilizado na medicina Ayurveda e na cultura indiana como um alimento curativo e rejuvenescedor.

Giovana Morbi, nutricionista ortomolecular, explica que o ghee, mais conhecido como manteiga clarificada, é muito popular na cozinha indiana. “Se você conversar com um verdadeiro indiano, ele dirá que ghee e manteiga clarificada não são a mesma coisa. Porém, na verdade, existe apenas uma diferença pequena entre ambos, que é uma das etapas do processo de produção. Mas nada significativo”, diz. Por isso, no Brasil, o ghee é chamado sem problemas de manteiga clarificada.

Como muita gente já sabe, a vaca é um animal sagrado na Índia. Assim, pelo fato de o ghee ser preparado a partir do leite da vaca, é considerado um alimento muito poderoso, de acordo com a nutricionista Giovana.

“A manteiga clarificada nada mais é do que um óleo puro, sem toxinas e sal, extraído da manteiga (como o próprio nome diz), num processo em que a água, os componentes sólidos e toxinas provenientes da gordura do leite da vaca são removidos, inclusive a lactose. Por isso, de uma forma geral, pode ser consumida por intolerantes à lactose”, esclarece Giovana.

 

 

Benefícios do ghee para a saúde

Mas, afinal, quais benefícios o ghee (ou manteiga clarificada) oferece à saúde? Por que substituir a manteiga tradicional pela clarificada?

Giovana ressalta que, na Ayurveda, o ghee é considerado um alimento regenerador e rejuvenescedor. Entre os benefícios que oferece à saúde, estão:

- É benéfico para o fígado;
- Fortalece as defesas naturais do organismo;
- É bom para problemas gastrintestinais (é muito utilizado no tratamento de úlceras);
- Favorece a saúde dos pulmões;
- Ajuda a melhorar a memória;
- Ajuda a deixar as articulações mais elásticas, resultando num menor risco de hipertensão e doenças cardiovasculares;
- É excelente para a digestão, pois estimula a produção de sucos gástricos;
- É versátil, podendo ser utilizado inclusive em preparações que vão ao fogo por bastante tempo;
- Pode ser uma opção para alérgicos à lactose (mas isso depende do nível de sensibilidade da alergia da pessoa, por isso deve ser visto com cautela, e orientado por profissional da saúde).

A manteiga clarificada pode ser encontrada hoje na maioria das lojas de produtos naturais. 


Fonte: Dicas de Mulher

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais