Cidadeverde.com

Lava Jato: documentos de construtora citam mais de 200 políticos

Imprimir
  • jato-11.jpg Reprodução
  • jato-10.jpg Reprodução
  • jato-9.jpg Reprodução
  • jato-8.jpg Reprodução
  • jato-7.jpg Reprodução
  • jato-6.jpg Reprodução
  • jato-5.jpg Reprodução
  • jato-4.jpg Reprodução
  • jato-3.jpg Reprodução
  • jato-2.jpg Reprodução
  • jato-1.jpg Reprodução

A Operação Lava Jato, da Polícia Federal, apreendeu documentos que listam possíveis repasses da construtora Odebrecht para mais de 200 políticos de 18 partidos e diversos estados brasileiros. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (23) pelo portal de notícias UOL

As planilhas foram apreendidas em 22 de fevereiro, na 23ª fase da Operação Lava Jato. São planilhas que estavam em poder de Benedicto Barbosa Silva Júnior, presidente da Odebrecht Infraestrutura, e só ontem (22) foram tornados públicos pelo juiz Sérgio Moro, do Paraná.
 
De acordo com a reportagem, apesar das planilhas apresentarem muitos detalhes, os indícios ainda serão esclarecidos no curso da investigação e "os nomes dos políticos e os valores relacionados não devam ser automaticamente considerados como prova de que houve dinheiro de caixa 2 da empreiteira para os citados."

Em uma das planilhas, políticos são tratados por apelidos. O presidente do Senado, Renan Calheiros, aparece com a alcunha de "Atleta". Eduardo Campos, candidato a presidente morto em acidente aéreo em 2014, é citado como "Carangueijo". Já Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, é o "Nervosinho". 

Além de nomes da base do governo Dilma Rousseff, como o ministro Jaques Wagner, as listas contam com políticos da oposição, como os senadores José Serra e Aécio Neves. Existem também citações sem nomes, como "Candidato Palmas" e "Vereadores PSDB-SP". 

De acordo com a reportagem, os políticos citados em outras reportagens negam ter recebido doações ilegais em suas campanhas. 

Levantamento publicado pelo UOL cita nome do prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), do governador Wellington Dias (PT), do deputado federal Heráclito Fortes (PSB) e do senador Ciro Nogueira (PP).

O deputado Heráclito Fortes já enviou nota afirmando que as doações foram legais. Veja matéria aqui.

Firmino Filho se reúne com assessores na tarde desta quarta-feira (23) para rebater os documentos divulgados. O Cidadeverde.com apurou que Firmino irá garantir que nunca recebeu nenhum dinheiro da Odebrecht. A Prefeitura divulgará ainda hoje nota de esclarecimento.

O Cidadeverde.com aguarda também resposta do governador Wellington Dias, que se encontra em Salvador, e do senador Ciro Nogueira.   

Da Redação: com informações do UOL
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais