Cidadeverde.com

"Nunca recebi doação da Odebrecht" reage Firmino Filho sobre divulgação de planilha

Imprimir


O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), garantiu na tarde desta quarta-feira (23) que não recebeu nenhuma doação da construtora Odebrecht para sua campanha de 2012. 

Hoje, a imprensa nacional divulgou uma “superplanilha” indicando nomes e valores pagos pela Odebrecht a cerca de 200 políticos e 18 partidos, doados para as eleições municipais e estaduais de 2014.

Firmino Filho afirmou ainda que a Odebrecht, alvo da operação Lava Jato, não tem nenhum contrato e nem vínculo com a prefeitura de Teresina.

“A prestação de contas da campanha está disponível no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e nunca recebi nenhuma doação de campanha da Odebrecht, não tenho contrato e nem obra vinculada com essa  construtora”, garantiu Firmino Filho.

O secretário municipal de Comunicação, Fernando Said, ressaltou ainda que os gastos do comitê eleitoral do prefeito ocorreram dentro da lei, com aprovação de todos os órgãos competentes.

“Todos os recursos recebidos pela campanha foram declarados no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) e a prestação está à disposição no site do TSE”, ressaltou.

Fernando Said informou que a maior doação de campanha recebida por Firmino Filho veio do Diretório Nacional do PSDB.

“O prefeito está absolutamente tranquilo e não tem nada que abone a sua conduta. Como a gente diz: ele entrou de gaiato no navio e não tem nada contra ele e está cumprindo sua agenda normalmente”, garantiu Fernando Said. 

Veja nota de Firmino Filho

Em relação à lista divulgada pela imprensa nacional onde figura nosso nome – em atenção a retidão  que sempre nortearam nossas ações – cumpre esclarecer o seguinte:  

I.    Não recebemos valores sob qualquer forma da Construtora Odebrecht. Reafirmamos, portanto, que a referida empresa não consta na relação de doadores da campanha de 2012; 

II.    A referida construtora nunca teve obras ou relação contratual no âmbito da Prefeitura de Teresina em nossas gestões; 

III.      Todas as contribuições recebidas pelo comitê de campanha nas eleições de 2012 foram contabilizadas e entregues a Justiça Eleitoral de acordo com a legislação vigente; 

IV.    A prestação de contas referente à campanha eleitoral de 2012, que se encontra disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de fácil consulta aberta, fora auditada e aprovada pelo TRE – PI; 

Estamos à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos, se necessário.

Continuamos tranquilos e firmes trabalhando em favor da cidade e, apoiamos todas as investigações levadas à cabo pela Justiça brasileira. 

Firmino da Silveira Soares Filho

Volta o sigilo

A “superplanilha” ficou disponível por menos de 24h e o juiz Sergio Moro, que conduz os processos da Lava Jato, decretou o sigilo dos autos que contêm as planilhas da Odebrecht com os nomes de 200 políticos.

Os papéis eram públicos até a manhã desta quarta-feira (23), mas já estão sob sigilo. Na relação da Odebrecht, surgem nomes de ministro do governo, senadores e deputados, todos com foro no STF.

"Em decorrência de notícias da imprensa, constato que, aparentemente, na residência de Benedicto Barbosa da Silva Júnior foram apreendidas listas com registros de pagamentos a agentes políticos", diz Moro no despacho.

"Prematura conclusão quanto à natureza desses pagamentos. Não se trata de apreensão no Setor de Operações Estruturadas da Odebrecht e o referido Grupo Odebrecht realizou, notoriamente, diversas doações eleitorais registradas nos últimos anos", disse o juiz em nota.

A lista indicou quatro nomes de políticos que teriam recebidos da Odebrecht. Além de Firmino Filho, os documentos apontam nomes como o do governador Wellington Dias (PT), do senador Ciro Nogueira (PP) e do deputado federal, Heráclito Fortes (PSB). Heráclito já se defendeu das acusações. Veja aqui.

O governador, que está em Salvador, também divulgou nota de esclarecimento. Veja a nota: 

O governador Wellington Dias informa que não recebeu nenhuma doação da empresa Odebrecht e que estranha seu nome na lista que foi divulgada, onde estava escrito, inclusive, de caneta. Ele ressalta que, quando governador, o Estado nunca teve relação com tal empreiteira e que nunca a empresa, ou alguma de suas subsidiárias, realizou obras no Piauí durante seu governo. Para mostrar transparência, o governador disponibiliza, ainda, a lista completa de seus doadores de campanha, que é pública e também está disponibilizada no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O governador aguardará o andamento das investigações e o esclarecimento de todos os fatos.
 
Coordenadoria de Comunicação Social

Governo do Piauí

Além da Nota, Wellington Dias divulgou ainda uma tabela com as doações de pessoas jurídicas para a campanha que recebeu.Clique aqui e confira.

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais