Cidadeverde.com

Hemopi tem sala de coleta vazia às vésperas da Semana Santa e convoca doadores

Imprimir

Na manhã desta quinta-feira (24), o Jornal do Piauí flagrou a sala de coleta de sangue completamente vazia no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi). Às vésperas de um feriado, a necessidade de transfusão de sangue aumenta, mas os doadores não estão comparecendo como normalmente. 

A diretora de coleta externa, Hortência Rocha, destacou a importância da presença da ajuda da sociedade. Normalmente, o Hemopi recebe cerca de 160 doações diárias. Hoje, somente 50 pessoas foram ao Centro. 

"É um momento delicado, mas a população sempre atende. Contamos com a imprensa e esperamos a população aqui conosco pra contribuir". 

Ela explicou o processo de doação, que demora cerca de 50 minutos. O tempo para a coleta do sangue leva de 5 a 7 minutos.

"Para doar, basta fazer o cadastro, trazando um documento oficial com foto, passar pela triagem hematologica que veirifica se a pessoa possui anemia, depois a  triagem clínica por meio de uma entrevista com um médico que avalia a situação atual de saúde. Em seguida a pessoa doa e tem então o repouso e o lanche", declarou. 

O Hemopi fica na Rua 1º de Maio, 235 - Centro, Teresina. O telefone para contato é (86) 3221-4989. 

 

Maria Romero 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais