Cidadeverde.com

Você pode substituir a farinha de trigo de forma saudável e balanceada

Imprimir

Quando resolvemos largar de vez o consumo do glúten, seja por querer ter uma alimentação mais balanceada e saudável ou por restrição ou alergia, algumas trocas são importantes. Como a do macarrão tradicional pelo de arroz ou milho, do pão pela tapioca, além de preferir o feijão, a soja, grão-de-bico, chia, linhaça, entre outros alimentos que não contém glúten.

E acredito que o principal item que deva ser banido e que é encontrado na maioria dos alimentos é a farinha de trigo. E pra muita gente, pode ser muito complicado achar substituto e saber exatamente como substituir, seja por questão de sabor ou quantidade.

Mas para que você consiga substituir sua farinha de trigo por outras farinhas, trouxe algumas opções de farinhas sem glúten, explicadas uma a uma, e para que elas servem exatamente. Você vai ver que ter uma alimentação livre de glúten e baseada em produtos naturais, não é tão difícil assim! Smile

 

Farinha de Soja

Essa farinha fornece mais cálcio, fibras e proteínas do que a farinha de trigo comum. Por possuir isoflavonas, a farinha de soja pode ser grande aliada para o combate dos sintomas de quem tem TPM ou de quem está na menopausa. Ela é ideal para engrossar molhos em geral ou sopas.

 

Farinha de Linhaça

Essa farinha preserva as gorduras insaturadas, como ômega 3 e 6, que auxiliam na diminuição do mau colesterol e no aumento do bom colesterol. A farinha de linhaça é muito utilizada para enriquecer pães e bolos, e também para empanar assados. Você pode também consumir a farinha crua junto com frutas, iogurtes, sucos naturais e saladas.

 

Farinha de Quinoa

Essa farinha é riquíssima em proteína, ômegas 3 e 6, portanto previne problemas cardiovasculares. Além disso, ela contém triptofano, que trás sensação de bem estar e melhora do humor. Se você for fazer a farinha em casa, triture a farinha e asse-a em folha vegetal a 100°C por 10 minutos, isso para evitar o sabor amargo do grão. Você pode utilizar essa farinha para enriquecer biscoitos e massas de bolos e tortas.

 

Farinha de Amêndoa

A farinha de amêndoa é rica em proteínas, gorduras boas e vitamina E. Para que essa farinha não oxide, é aconselhável refrigerar ou congelar depois de aberta. Você pode utilizá-la para empanar assados, ou então misturar com alguma outra farinha, como a de linhaça, para fazer bolos, panquecas e biscoitos.

 

Farinha de Chia

Essa é ótima para melhorar o funcionamento do intestino e dar saciedade. Além disso, é rica em nutrientes com ação antioxidante e proteínas. Ela também contém ômega 3. A farinha de chia é muito utilizada para preparo de pães e bolos, e também pode ser consumida pura junto de vitaminas, iogurte, sucos e saladas.

 

Farinha de Grão de Bico

Diferente da farinha de trigo, essa é rica em fibras e em triptofano, portanto ajuda no funcionamento do intestino e melhora a sensação de bem estar. Fonte de magnésio, cálcio e ácido fólico. A farinha de grão de bico pode ser consumida em saladas ou preparações assadas como pães e massas. Você também pode usá-la para fazer uma pastinha deliciosa para acompanhar a Kafta saudável, que já ensinei a receita aqui no blog: Kafta com Quinoa.

 

Farinha de Berinjela

Essa é a farinha que mais contém fibras, portanto é ótima para quem procura o emagrecimento, pois diminui o apetite, ajuda no funcionamento do intestino e tira a vontade de comer doces. Ao contrário do que muita gente pensa, a farinha de berinjela não tem gosto de berinjela, portanto pode ser utilizada em receitas sem alterar o sabor. Você pode usá-la para qualquer tipo de receita, ou até junto de sucos naturais ou sopas.

Então, como podem ver, não há motivos pra você não conseguir achar farinhas saudáveis para trocar pela farinha de trigo. Você pode encontrá-las em loja de produtos naturais.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais