Cidadeverde.com

Notícia da Manhã: Presidente do TJ decide sobre concurso

Atualizado em 11:03h

O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, o desembargador Raimundo Eufrásio Alves Filho, anunciou em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (30), que o concurso público - realizado em dezembro de 2015 - não será anulado. 

Em nota, o presidente informou que "em conjunto com a Fundação Getúlio Vargas, responsável pela realização do concurso público para provimento de cargos efetivos do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (...), entendeu pelo prosseguimento do concurso". Ele destacou que a lista de aprovados será divulgada ainda hoje (30) pela FGV, em seu site. 

"A não anulação do concurso não macula a lisura do certame, porque todas as pessoas envolvidas nessa tentativa de fraude foram identificadas e excluídas. Foi um trabalho muito bem feito pela Polícia Civil e inclusive elogiada pela FGV. As pessoas identificadas irão responder criminalmente. Nós temos que continuar com o concurso, porque não temos elementos para anular", declarou o desembargador. 

Matéria publicada em 9:33h

O Notícia da Manhã, desta quarta(30), falou sobre concursos públicos com o professor Cleiton Coutinho e destacou a coletiva, convocada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Raimundo Eufrásio, que vai anunciar a decisão do órgão sobre o certame, cuja prova foi aplicada em dezembro de 2015, contou com mais de 47 mil inscritos e foi alvo de investigação policial por fraude.

Cleiton Coutinho acredita que vai prevalecer o bom senso e o concurso deve ser anulado. O professor disse que o concurso do TJ-PI perdeu sua credibilidade e violou princípios enraizados na Constituição Federal, como os princípios de legalidade, moralidade, impessoalidade  e publicidade.

O telejornal destacou ainda a criação de uma comissão pela Prefeitura de Teresina para a organização do certame que ofertará 100 vagas, distribuídas entre vários órgãos da administração municipal, como secretaria de Finanças, de Planejamento, Meio Ambiente, Procuradoria Geral do Município, Arsete e Prodater.

O professor Cleiton Coutinho ressaltou que o concurso da PMT é uma grande oportunidade e que a perspectiva inicial é de 100 vagas, mas que esse número pode ser ampliado durante a validade do concurso.

O telejornal falou também sobre o concurso do Tribunal de Justiça de Pernambuco, que abre vagas para Analista e Técnico(nível médio e superior), com salários de até R$ 5.600,00. O edital está previsto para sair no segundo semestre de 2016.

Sobre esse certame, Cleiton Coutinho lembrou aos concurseiros que existe um núcleo em comum nos concursos públicos de tribunais, que são as disciplinas constitucionais, administrativas, português, raciocínio lógico e informática. "O que vai mudar é 30 por cento nesse edital", frisou.

Marcelo Lopes

[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais