Cidadeverde.com

Trabalhadores da construção civil protestam contra empresa em frente ao MPT

Imprimir

Cerca de 100 trabalhadores da construção civil realizaram manifestação em frente ao prédio do Ministério Público do Trabalho na manhã desta sexta-feira (1º). O grupo pede o pagamento do FGTS e diversos outros direitos trabalhistas, como multa recisória e férias atrasadas por parte da construtura Casa Tech, instalada em Teresina há cerca de dois anos e que está descumprindo acordo firmado junto ao MPT há cerca de quatro meses. A empresa preferiu não comentar o assunto. 

Eli Soares é um dos trabalhadores mais prejudicados. Demitido da empresa há cerca de um ano e quatro meses, ele continua com sua carteira de trabalho retida e por isso não consegue nova contratação e nem fazer a retirada do seguro desemprego. "Além de eu não conseguir meu seguro desemprego e da minha carteira estar com eles, eu não recebi meu FGTS, não recebi minhas férias nem as multas da demissão. Só quero receber o que é meu direito", declarou. O trabalhador ficou na empresa por pouco mais de um ano. 

Carlos Magno, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (Sitricon) do Piauí, declarou que diversos outros profissionais estão na mesma situação. "Estamos com medo de os trabalhadores serem lesados. A empresa alega que não tem como pagar, pediu mais prazo, mas já estão descumprindo um Termo de Ajuste de Conduta firmado há quatro meses. Querem mais prazo, não vamos aceitar. Queremos o pagamento do FGTS e a liberação das carteiras de trabalho dos nossos companheiros", afirmou. 

O procurador-chefe do MPT, José Wellington de Carvalho, declarou que a empresa vai ter de cumprir o acordo. "Os trabalhadores souberam, não sei como, que a empresa teria mais prazo para fazer esse pagamento. Mas isso não vai acontecer. Demos um prazo bem razoável, de 120 dias, para cumprirem o TAC. Vamos agora tentar resolver isso, se não for pago, a empresa vai ser acionada judicialmente", garantiu o procurador. 

Presentes na reunião, representantes da empresa preferiram não comentar o assunto. A empresa é responsável pela construção de prédios residenciais no Centro e na Zona Leste de Teresina. 

 

Maria Romero
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais