Cidadeverde.com

Cirurgião explica por quê aparecem os vasinhos na pele e como tratá-los

Imprimir

Comuns nas pernas, tornozelo e pés, os temidos vasinhos são uma realidade para grande parte das mulheres. Aquelas que se incomodam com o aparecimento das marquinhas, mais do que procurarem o tratamento adequado, devem estar atentas a causas do problema, que muitas vezes são intensificadas por determinados hábitos.

 

Quando os vasinhos aparecem?

De acordo com o cirurgião vascular Fernando Bacalhau, proprietário da clínica KF Vascular, os vasinhos podem surgir em qualquer idade, especialmente nas coxas, atrás do joelho e nos pés.

Embora seja comum, o aparecimento das marquinhas pode indicar que a paciente tem algum tipo de problema circulatório mais profundo e que pode ser causado tanto pela hereditariedade genética e avanço da idade como por maus hábitos.

 

Fatores que aumentam os vasinhos

Embora os hábitos não sejam os únicos e exclusivos causadores do problema, eles podem funcionar como agente facilitador. Entre eles, o especialista lista:

Depilar com cera quente

Segundo Fernando, a prática enfraquece a parede capilar, um vaso muito fininho que transporta sangue das células até as ramificações mais robustas originárias das artérias. Sensíveis, a alta temperatura e os movimentos bruscos podem causar seu rompimento.

Fazer exercícios físicos em excesso

Embora a prática de esportes seja altamente recomendada para melhorar a circulação, exercícios intensos como jump ou musculação podem aumentar o fluxo venoso dos vasos, contribuindo para seu enfraquecimento e, consequentemente, para o aparecimento das marquinhas.

Passar muito tempo sentada

Passar muito tempo na mesma posição, de acordo com o especialista, contribui para o inchaço, sintoma que intensifica o aparecimento dos vasinhos estourados.

Ficar muito tempo em pé

Assim como ficar sentada, ficar por muito tempo em pé aumenta a retenção de líquidos e colabora, indiretamente, para o problema.

Usar métodos contraceptivos com hormônio sintético

As substâncias hormonais presentes na pílula são responsáveis por enfraquecer as paredes dos capilares venosos. De acordo com o médico, a incidência aumenta quando o remédio é associado ao cigarro.

Fazer reposição hormonal

Segundo o especialista, a lógica é a mesma do uso de contraceptivos, já que a base da composição medicamentosa é a mesma.

 


Como acabar com os vasinhos?

No entanto, o médico tranquiliza aquelas que já sofrem com o problema porque, segundo ele, os vasinhos podem ser revertidos com facilidade através da aplicação de substâncias que obstruem os canais.

No entanto, antes de inciar qualquer tratamento, Fernando orienta que a mulher procure um especialista para que ele trace as possíveis causas do problema.


Fonte: Bolsa de Mulher

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais