Cidadeverde.com

João de Deus defende nova Constituinte com realização de plebiscito

Imprimir

 

O deputado estadual João de Deus (PT) declarou ser a favor da convocação de uma nova Assembleia Constituinte, com a realização de um plebiscito, para a reformulação exclusiva de uma reforma política. Para ele, só assim o Brasil iria continuar seguindo no caminho certo e sairia das crises política e econômica. O parlamentar mostrou-se terminantemente contra a realização de uma nova eleição, questão que está sendo levantada nos últimos dias, por considerar que não há previsão legal para a realização das novas eleições gerais.

“Imagine se a gente faz uma nova eleição e nós não consigamos passar pela crise? Então vão querer tirar o novo presidente novamente se ele não tiver popularidade? Temos que acabar com essa brincadeira, temos que aprender respeitar os resultados das eleições”, afirmou o deputado.

João de Deus argumentou que hoje no Brasil existe uma necessidade patente de se fazer uma reforma política para acabar com o grande número de partidos políticos e mudar o modo dos financiamentos das campanhas, que realmente modifique toda a estrutura da base do processo eleitoral. Para ele, a Constituição de  1998 já está mais que ultrapassada.

“Não há como governar onde você tem um candidato eleito e tem maioria absoluta contrária, propiciada por esse sistema caduco. Somente com uma Constituinte, onde as pessoas seriam eleitas exclusivamente para elaborar a reforma, aí sim você teria uma reforma política diferente, somente assim é possível. Agora é difícil porque precisaria, do meu ponto de vista, de um plebiscito junto à sociedade para ela se posicionar. Acho que a medida que ela se posicionar, aí teria que ter essa constituinte exclusivamente para a reforma política”, declarou.

Nesta quinta-feira (07), o deputado participou do manifesto dos comunicadores do Piauí em defesa da Democracia, que aconteceu no Plenarinho da Alepi, e elogiou a iniciativa.

 

Lyza Freitas
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais