Cidadeverde.com

TV Cidade Verde mostra as grandes produções especiais exibidas nos últimos 30 anos

Imprimir
  • quadro1.jpg Thiago Amaral/Cidade Verde
  • e2699e01-e914-43ae-ad46-83db20a23224.jpg Thiago Amaral/Cidade Verde
  • 0354c631-8fc4-4659-a1b0-6a477186ab55.jpg Thiago Amaral/Cidade Verde
  • 1ca1e328-4bec-4808-a103-2dc92c9a894e.jpg Thiago Amaral/Cidade Verde
  • f8c44a0b-7f82-4d2d-b238-b2e616e4565d.jpg Thiago Amaral/Cidade Verde
  • d8e14ceb-cd7d-4e81-b84d-8a0969f74461.jpg Thiago Amaral/Cidade Verde
  • bee49701-8d85-4497-975a-a9525ba12f3f.jpg Thiago Amaral/Cidade Verde
  • b2d68051-76fd-4a8b-a991-c9b9c9e6e499_(1).jpg Thiago Amaral/Cidade Verde
  • af1a8df2-e106-45da-82e6-264db596dddd.jpg Thiago Amaral/Cidade Verde
  • 791a8f26-0b0b-4bed-9d66-1d11c14470b8.jpg Thiago Amaral/Cidade Verde
  • 164c4b4d-35b2-40f1-9aa4-2be534b44e7c.jpg Thiago Amaral/Cidade Verde
  • 34d18b8c-956a-4fa9-bf80-f47e342ab896.jpg Thiago Amaral/Cidade Verde
  • 3d2e2e1d-58b7-40f2-9ba8-c7e7d2388faa.jpg Thiago Amaral/Cidade Verde

O último programa da Semana “Cidade Verde 30 Anos”, exibido nesta sexta-feira (15), destacou, durante a programação do Jornal do Piauí, os especiais produzidos pela TV Cidade Verde.  Nossas tradições, riquezas e valores; histórias, memórias e autoestima, um misto de informação e entretenimento, que foram apresentadas a você em cada data comemorativa. 

Afinal, os sentimentos de alegria e carinho com o Piauí também é característica fundamental da TV Cidade Verde e, por isso, a cada carnaval, aniversários de Teresina e do Piauí, e Natal, por exemplo, os telespectadores já esperam por uma programação exclusiva. Além dos registros marcantes, a TV Cidade Verde também promove ou transmite eventos que ficam para sempre na memória dos piauienses. 

Confira alguns desses momentos tão especiais exibidos na telinha da TV Cidade Verde nas últimas três décadas. 

A cada ano a TV Cidade Verde surpreende o público com os especiais que retratam a história: a tradição dos programas especiais que comemoram o dia do Piauí. Em 2012, o nosso cenário era uma cidade fictícia e nos contamos a história dos seis municípios que completavam 250 anos. A TV Cidade Verde também fez uma superprodução sobre a Batalha do Jenipapo. Um filme que reuniu centenas de atores e figurantes para relatar a importância da resistência do povo do Piauí às tropas portuguesas que, naquela época, foi a única batalha armada pela independência do Brasil. O filme que é muito exibido nas escolas é o mais completo registro da nossa história.

Cenas do filme da Batalha do Jenipapo (Foto: reprodução/TV Cidade Verde)    

O diretor da TV Cidade Verde, Jesus Tajra Filho, em entrevista para o programa de hoje, destacou que os programas especiais eleva a autoestima, a tradição e a identididade dos piauienses, sendo também importantes documentos históricos. 

"Os programas especiais da TV Cidade Verde são a parte principal da missão de fazer 'A Boa Imagem do Piauí'. Temos um grande orgulho de saber que pelas escolas dendro e fora do Piauí, muitas crianças aprendem a nossa história e conhecem as nossas riquezas através desse nosso trabalho; que fazemos com tanto carinho e dedicação. Dentre tantos trabalhos, esse dos 250 anos da história do Piauí, realmente, merece destaque porque é um trabalho longo e dificil, mas também de resultado extremamente rico para a história do Piauí. É um orgulho imenso ter realizado um filme que narra toda a trajetória da história da independência do Estado, culminando com a famosa Batalha do Jenipapo, que tanto nos orgulha. Assim, a TV Cidade Verde espera prosseguir com essa missão com os programas especiais, buscando elevar a autoestima e a nossa identidade de piauiense. Conhecendo a nossa terra somos capazes de gerar o seu progresso e desenvolvimento", declarou. 

Professora Cecília Mendes coloca flores no túmulo do Conselheiro Saraiva em Salvador (foto: reprodução/TV Cidade Verde)

A TV Cidade Verde também produziu o especial Teresina 150 anos, exibido em 2002, muito lembrado e elogiado pelos teresinenses. O programa levanta causas históricas, aborda o novo, o exclusivo e mostra tudo de uma forma que você nunca viu.  Quem não se lembra da emoção da professora Cecília Mendes ao visitar o túmulo do fundador de Teresina, o conselheiro Saraiva em Salvador? Nessa mesma ocasião, a jornalista Nadja Rodrigues apresentou a Casa da Torre, no litoral da Bahia, de onde surgiu a mobilização para o povoamento do Piauí. 

Em 2012, no aniversário de Teresina, foram oito programas especiais, um a cada mês para comemorar os 160 anos da nossa capital: exibimos a evolução da cidade, as mudanças na economia, os costumes e ate a moda e a musica de cada época. A caravana nos 25 anos da TV Cidade Verde, em 2011, visitou oito cidades e, em cada uma dela, um programa foi apresentado, valorizando a cultura, as riquezas, as particularidades de cada uma dessas cidades e o resultado foi uma série linda que entrou para a história do telejornalismo piauiense. 

Esses programas especiais também foram premiados. Um dele foi esse especial na cidade de Piripiri. Outro reconhecimento muito importante para nós foi o Ministério da Saúde escolher o programa de Natal de 2009 como a melhor campanha de incentivo a doação de órgãos no país. 

Meio Ambiente e Solidariedade
O Natal Sem Fome, que antecede o Natal da Cidade, é uma grande reunião de pessoas em ato de solidariedade que arrecadou milhares de alimentos para doação e material de construção para construção da sede do AMA. A causa ambiental também motiva os nossos especiais. Em 2004, a equipe da TV Cidade Verde foi a primeira emissora de TV a chegar a nascente do rio Parnaíba, fazendo o percurso da nascente até o Delta. Em 2013, ressaltamos a importância do rio Poty para a capital, nossas equipes percorreram desde a nascente no Ceará até o encontro dele com o rio Parnaíba, em Teresina.    

Eventos Esportivos e Musicais
Os eventos esportivos também marcaram época no Piauí. E, foi graças a um deles, o Campeonato Brasileiro Sênior de Judô, em 2008, que o Piauí passou a admirar mais ainda essa modalidade esportiva, que nos deu a campeã olímpica Sarah Menezes. Também acompanhamos o Cidade Verde Junior Cup em 2011, o Campeonato Nacional de Badminton em 2014, e três edições da Olimpiauí. O Olimpiauí é considerado o maior evento esportivo do Piauí, envolve diversas modalidades e foi promovido pela TV Cidade Verde. 

A TV Cidade Verde incentiva o esporte e torce também. Destaque disso é o Cidade Verde Amarela: um projeto que já faz parte do calendário de Teresina há três Copas do Mundo. Além da nossa cobertura dos jogos, acompanhamos a seleção brasileira, e promovemos o estímulo à torcida daqui de Teresina com decoração e a festa nos bairros. 

Com o projeto “Piauí Para o Mundo”, a TV Cidade Verde esteve no Campeonato Mundial de Clubes no Japão; no Campeonato Mundial Escolar de Handebol na Croácia; no Campeonato Sulamericano de Badmington no Peru; nos Panamericanos no Canadá e no México; acompanhou a piauiense Cruz Nonata correndo na Maratona Internacional de Viena, na Áustria. Mostrou direto da França, a rotina do picoense Eduardo, que encanta a Europa. A trajetória da judoca Sarah Menezes no Japão e também nas olimpíadas de Londres e, mais recentemente, na França para o Campeonato de Handball e na Ilha de Malta para o badminton. 

A valorização dos artistas piauienses também é destaque na nossa telinha. Em 2003, acompanhamos o show nos bairros, que era uma grande programação que apresentava os nossos talentos musicais. A TV Cidade Verde sempre abre às portas para os artistas locais e a presença deles na programação é regra.  Neste ano, em comemoração aos 30 anos, reunimos diversas vozes para cantar o nosso hino

Falando em música, o especial 30 anos citou um dos eventos mais lembrados de todos os piauienses: o Piauí Pop, realizado nos anos de 2004 a 2009. Os telespectadores acompanharam toda  a programação, os shows e as entrevistas especiais através da TV Cidade Verde. "A gente se encontrava aqui" para você não perder nenhum detalhes dessa festa que marcou toda uma geração. Algumas das bandas nacionais que fizeram parte dessa história foram Charles Brown Jr, Biquini Cavadão, CPM 22, O Rappa e Titãs. Os show dos artistas piauienses também animaram os participantes; uma das apresentações mais marcantes foi o da cantora Maria da Inglaterra. 

Produções Internacionais

É impossível falar a palavra “especial” e fechar esse programa sem relembrar as nossas produções internacionais de Natal: Em 2013, a TV Cidade Verde foi à Itália e contou sobre a vida de São Francisco; em 2014, visitou “A Terra Santa” para contar a história do menino Jesus; e, em 2015, foi à Turquia para falar sobre Nossa Senhora. Esses programas são muito especiais para nós e, com muita fé e devoção, eles tocaram e emocionaram os telespectadores da TV Cidade Verde, a Boa Imagem do Piauí.  Durante o programa, a jornalista Nadja Rodrigues contou os momentos de fé e emoção que viveu ao produzir os três especiais. "Foram momentos muito emocionantes. Eu senti tudo de coração", disse. 

 

 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais