Cidadeverde.com

Ao lado de artistas, Lula comanda ato contra impeachment no Rio de Janeiro

Imprimir

Ricardo Stuckert/Instituto Lula/Divulgação

Lula e Chico Buarque

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, na noite desta segunda-feira (11), de um ato contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff, em defesa da democracia, nos Arcos da Lapa, Centro do Rio. Até as 20h30, ele não havia discursado.


Segundo estimativa da Central Única dos Trabalhadores (CUT), cerca de 50 mil pessoas estavam na Lapa às 20h45. Cerca de 30 minutos antes, começaram os discursos e shows em um palco armado nos Arcos. A PM não divulgou estimativa de público.
Antes de ir para a praça ao ar livre, o ato "Cultura pela Democracia", convocado pela Frente Brasil Popular, começou às 17h dentro da Fundição Progresso e lotou o centro cultural, que têm 5 mil lugares. Mais de dez discursos foram feitos e exibidos do lado de fora em um telão.
Falaram os dramaturgos Aderbal Freire Filho e João das Neves, os juristas Juarez Tavarez e Luiz Moreira, o ator Gregório Duvivier, a indígena Sonia Guajajara, o cineasta Luiz Carlos Barreto, o escritor Leonardo Boff, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, e os músicos Chico Buarque, Beth Carvalho, Tico Santa Cruz, Flávio Renagado e Nelson Sargento, que ganhou um beijo de Lula na cabeça.


"Eu não ia dormir sossegado se eu não viesse aqui hoje", declarou Sargento, aos 91 anos.


Chico Buarque disse que inicialmente não falaria, por já ter discursado em outro ato, no Largo da Carioca, em 31 de março, mas ficou sensibilizado com os gritos de "Chico, eu te amo" ao chegar. "Nós amamos essa energia toda. Estaremos juntos em defesa da democracia. Não vai ter golpe", disse o artista.


O ator Wagner Moura, que não pôde comparecer, falou ao vivo via conferência digital, exibida no telão. Ao fim dos discursos, Beth Carvalho cantou uma música composta por ela: "Não vai ter golpe de novo, reage, reage meu povo", dizia a letra.


Antes, foi apresentado oficialmente um manifesto pela democracia, assinado por nomes como Chico Buarque, Leonardo Boff e os escritores Fernando Morais e Éric Nepomuceno. Também estiveram presentes os políticos Marcelo Freixo, Carlos Minc e Lindbergh Farias, entre outros.


Na plateia, o grito de "Não vai ter golpe" era o mais cantado. O sambista Nelson Sargento também se posicionou: "Eu vim aqui fazer coro, do Lula pra cá, eu tô com o PT. Só maluco pode planejar um impeachment", disse.

 

Foto: Daniel Silveira/G1

Palco armado nos Arcos da Lapa para o ato pela democracia 

 

Fonte: G1

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais