Cidadeverde.com

Quinze presos fogem após fazerem buraco no presídio Irmão Guido; Veja nomes

Imprimir

Pelo menos 15 presos fugiram da penitenciária Irmão Guido na madrugada desta terça-feira (15), em Teresina. Os detentos estavam em um pavilhão anexo que tem capacidade máxima para 16 pessoas, mas de acordo com o Sindicato Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), abrigava cerca de 50. 

Os presos estavam divididos em duas celas. A fuga ocorreu por um buraco cavado com fergalhões de ferro retirados da estrutura da penitenciária. Após saírem da cela, eles saíram próximo à cozinha. No pavilhão estavam os detentos ameaçados de morte. 

De acordo com o vice-presidente do Sinpoljuspi, Cleiton Holanda, a fuga aconteceu por volta das 2 horas da madrugada e uma movimentação foi percebida pelos policiais nas guaritas da unidade que acionaram a Diretoria de Inteligência Prisional. 

“Com tudo, apesar de terem sido acionados, o chamado não foi atendido imediatamente então eles conseguiram pular o muro e fugiram. Como a mata está densa e molhada, é difícil que alguém seja capturado logo”, explicou o agente penitenciário. 

Segundo ele já foram registradas 45 tentativas de fuga da unidade desde o início do ano. Esta é a segunda que foi efetivada. 

Policiais do 10° e da Companhia do Promorar estão responsáveis pelas buscas na região. 

Sejus envia nota

A Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) informa que já comunicou aos órgãos da segurança pública para que seja iniciado o processo de recaptura de 15 presos que fugiram da Penitenciária Regional Irmão Guido, na madrugada desta terça (12). Os presos fugiram por um túnel. A Secretaria de Justiça informa, também, que está abrindo procedimento investigatório para averiguar as circunstâncias em que a fuga se deu.

A Secretaria ressalta que, só em 2016, 45 tentativas de fugas foram abortadas no sistema prisional. A Sejus destaca, ainda, que já foi aberto processo licitatório de reforma geral da Penitenciária Irmão Guido e se encontra na fase de análise da documentação das empresas concorrentes. A reforma contemplará reforço e aumento da espessura do piso, reforma das paredes, parte sanitária, hidráulica e elétrica, grades, telas de proteção, dentre outras melhorias.

 


Maria Romero e Graciane Sousa
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais