Cidadeverde.com

Notícia da Manhã fala sobre os distúrbios do equilíbrio; veja

Imprimir

Nesta terça(12), o Notícia da Manhã falou sobre distúrbios do equilíbrio, caracterizados, principalmente, por uma tontura, que na maioria das vezes, 85% dos casos, podem estar ligados ao labirinto, região do ouvido interno ligada à audição, noção de equilíbrio e percepção de posição do corpo.

A tontura em si não é doença, mas um sintoma que merece cuidados. Estima-se que 40% das pessoas experimente essa sensação em alguma época da vida, sendo mais frequente à medida que a pessoa envelhece. O problema costuma afetar a qualidade de vida, bem como, comprometer o equilibrio e pode vir acompanhado de outros sintomas como náuseas, alteração do ritmo cardiaco e zumbidos.

A origem da tontura pode ser infecções no ouvido, mas também pode estar relacionada com problemas visuais, circulatórios, neurológicos e psiquiátricos.

No estúdio do telejornal, a médica otorrinolaringologista e especialista em otoneurologia, ciência que estuda o distúrbio do equilíbrio, Alexandra Kolontai, destacou que a labirintite não é a causa tão frequente da tontura. "Existe uma série de doenças que envolvem o labirinto e que causa tontura, mas que não são tecnicamente a labirintite que a população conhece", explicou.

Para a doutora, a primeira coisa é "destrinchar" essa tontura,saber se é rotatória, de desequilíbrio ou de cabeça estranha. Segundo Alexandra, tem que tentar estudar para chegar a uma causa. Ela disse que a tontura ligada ao labirinto é rotatória, posicional, relacionada com determinada posição da cabeça, e vem em crises. Além disso é benigna, porque melhora ou espontaneamente ou através de exercícios específicos.

Quanto às tonturas eventuais, qua a pessoa sente ao levantar por exemplo, a médica disse que pode estar relacionada com hiperfluxo. "Quando você levanta bruscamente pode haver uma certa queda de pressão, rápida, que dá uma diminuição de fluxo para o labirinto", falou, alertanto que esse sintoma deve ser examinado se for muito frequente.

Alexandra Kolontai acrescentou que o diagnóstico de alguma doença que esteja provocando a tontura sempre começa com a avaliação de exames laboratoriais para observar a parte metabólica dos pacientes e que existe um exame especifico para o labirinto, que é o exame vestibular, o qual ajuda a identificar como o labirinto está funcionando.

Assista na íntegra o quadro Saúde!


 

Marcelo Lopes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais