Cidadeverde.com

Especial 30 Anos: reveja imagens e acidentes históricos no Piauí

Imprimir

A TV Cidade Verde cresceu e acompanhou a evolução do Piauí nas últimas três décadas. Durante o especial em comemoração ao aniversário de 30 anos da TV Cidade Verde, exibido ao longo desta semana, na programação Jornal do Piauí, imagens retrataram as mudanças que marcaram o desenvolvimento socioeconômico no Piauí como a construção de importantes obras, as conquistas na Educação e a ampliação do agronegócio. 

O Especial retratou o Piauí e Teresina da década de 90 e nos dias atuais. Em destaque, o programa exibiu a evolução da população urbana com a construção dos conjuntos habitacionais que, no início da década de 90 eram 67, entre 1995 e 2001 foram criados mais 22 conjuntos e, agora, a capital piauiense possui a maior obra habitacional do Programa de Aceleração do Crescimento do Brasil (PAC) com o Residencial Jacinta Andrade, localizado na zona Norte de Teresina, beneficiando mais de 5 mil famílias. 

Residencial Jacinta Andrade (foto: reprodução/TV Cidade Verde)

Também foram destaques importantes inaugurações como a da Ponte Wall Ferraz e da Ponte Estaiada João Isidoro França. Outras obras de mobilidade urbana que foram relembradas pelos jornalistas foram às obras do metro, a construção dos terminais de integração dos ônibus urbanos de Teresina e da ponte do meio da Juscelino Kubitschek; além das obras de duplicação das BR’s e do projeto Lagoas do Norte, que revitalizou a região Norte de Teresina. 

Sobre os acidentes, o Especial relembrou a última colisão de um trem de carga com um ônibus, ambos trafegavam pela Avenida Frei Serafim, antes do rebaixamento da linha férrea, que foi uma das muitas obras marcantes do ex-governador Alberto Silva. Ele esteve no acidente e até “comemorou” porque era a última vez que o trem estava passando pela Frei Serafim às véspera da inauguração de rebaixamento. Os feridos foram levados ao pronto-socorro do Hospital Getúlio Vargas, hoje inexistente.

 Última colisão de um trem de carga com um ônibus, ambos trafegavam pela Avenida Frei Serafim (foto: reprodução/TV Cidade Verde)

Outro acidente relembrado foi com o pontão, inaugurado em 1986, que fazia a travessia de pessoas entre os bairros Poty Velho e Santa Maria da Codipi, em 1988. Os cabos romperam e a barca caiu no rio, navegou por uns 10km até ser parado por outro barco; ninguém ficou ferido. Em 1991, a Ponte Mariano Castelo Branco, "a ponte dos 100 dias", foi construida para substituir o pontão. Ela ficou conhecida como "a ponte dos 100 dias" por ter sido construida dentro desse espaço de tempo; pela gestão do então prefeito Heráclito Fortes. 

No Especial desta quinta-feira (14), os telespectadores também acompanharam a transferência dos vendedores ambulantes que ficavam espalhados pelo Centro de Teresina, principalmente nas ruas Simplício Mendes e Álvaro Mendes, para o Shopping da Cidade, localizado na praça da Bandeira, também no Centro de Teresina. O histórico trajeto da Barca do Sal e as imagens de Teresina na década de 90 também relembrados e comentados pelos jornalistas.  

 

 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais