Cidadeverde.com

Barack Obama inspira e dá nome a candidatos no Brasil

Imprimir
Cláudio
Claudio Henrique "Barack Obama"
 
O candidato à presidência dos Estados Unidos Barack Obama entusiasmou aspirantes a prefeito e vereador no Brasil, que adotaram seu nome nas eleições municipais de outubro.
 
Um candidato a prefeito e seis a vereador pegaram carona na fama do democrata e decidiram acoplar o nome de Obama aos seus em busca de sucesso nas urnas.
 
Nenhum candidato brasileiro usará o nome de John McCain.
 
A legislação brasileira permite que os candidatos usem apelidos durante as campanhas eleitorais e em suas identificações.
 
A iniciativa de adotar o nome de Barack Obama é multipartidária e ocorreu em diversas regiões do País.
 
Os candidatos afirmaram que apreciam a história de vida do americano e querem representar a mudança em seus municípios, uma das bandeiras da campanha do verdadeiro Obama nas eleições presidenciais americanas.
 
E disseram também que a questão racial pesou em suas decisões.
 
"Sou o primeiro candidato negro a prefeito da minha cidade", disse Claudio Henrique "Barack Obama", que disputa pelo PTB à prefeitura do município de Belford Roxo, no Rio de Janeiro.
 
Consultor em tecnologia da informação, Claudio Henrique dos Anjos decidiu concorrer com o novo nome depois que amigos e correligionários o apelidaram de Obama.
 
Jovelino Selis (PT) não esconde a razão da escolha de concorrer com o apelido de "Barack Obama" a uma vaga na Câmara dos Vereadores de Ubiratã, no Paraná.
 
Como não tem os cerca de R$ 20 mil para realizar uma campanha como os concorrentes, decidiu apelar. "Foi uma jogada de marketing. A idéia pegou. Está na boca do povo", comemorou.
 
Já Alexandre Nunes Jacinto (PSDB), o "Alexandre Barack Obama", teme que o antiamericanismo atrapalhe a sua luta por uma cadeira de vereador em Petrolina, sertão de Pernambuco.

Em algumas conversas com eleitores, Jacinto prefere omitir o apelido que escolheu para a campanha.
Mesmo assim, o vendedor de climatizadores diz que não se arrepende de ter adotado o nome do ídolo.
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: