Cidadeverde.com

Em Teresina, técnico da seleção de basquete se diz otimista para Rio 2016

Imprimir
  • basquete10.jpg Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde
  • basquete09.jpg Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde
  • basquete08.jpg Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde
  • basquete07.jpg Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde
  • basquete06.jpg Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde
  • basquete05.jpg Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde
  • basquete04.jpg Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde
  • basquete03.jpg Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde
  • basquete02.jpg Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde
  • basquete01.jpg Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde

O técnico da Seleção Brasileira Adulta Feminina, Antonio Carlos Barbosa, está desde sexta-feira (15) em Teresina (PI), onde ministra uma clínica para professores e treinadores da modalidade. Em entrevista para o Cidadeverde.com, ele demonstrou otimismo em relação aos resultados do Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto. 

"Eu tenho uma avaliação muito positiva das nossas possibilidades, tanto no masculino como o feminino. O masculino está numa situação boa, com bons resultados internacionais. Uma situação inversa com a do feminino, que está vindo de maus resultados, 10º lugar, 11º, 9º lugar. são classificações que não condizem com a tradição do basquete feminino", declarou o treinador.

Barbosa afirmou que a evolução da seleção masculina é reflexo da presença de jogadores brasileiros em times estrangeiros, em especial na NBA, a liga profissional dos Estados Unidos. 

Antes de vir a Teresina, o treinador convocou a seleção feminina para o 35º Campeonato Sul-Americano, que será realizado de 20 a 26 de maio, em Barsiquimeto, na Venezuela. A seleção que disputará os Jogos Olímpicos só será convocada na segunda quinzena de maio. 

De volta ao Piauí após 14 anos, Barbosa comentou sobre as chances de medalha para o Brasil. "Acho que nós temos sempre que ter uma pretensão alta. Não podemos pensar pequeno. Mas sabemos das dificuldades."

Ensinamentos
A clínica ministrada por Barbosa foi dividida em aulas teóricas e práticas. Na manhã deste sábado, Barbosa reuniu os alunos na quadra do colégio Diocesano, Centro de Teresina, pra reforçar os ensinamentos. 

"Eu acho que a importância desses cursos é ampla. Você atende a expectativa do professor e técnico a medida que você traz suas experiências, suas vivências. Para alguns foi a confirmação daquilo que eles já sabiam. Para outros, novas informações que não vão de acordo com o que ele pensa, mas que vai haver uma reflexão. E para outros que estão iniciando, a importância é ainda maior", ressaltou. 

Renato Montanha, presidente da Federação Piauiense de Basquetebol, destacou a importância do curso. "O professor Antônio Carlos Barbosa tem uma longa bagagem internacional. Ele vai para a terceira Olimpíada comandando a seleção feminine de basquete. Ele traz para o Piauí o que está sendo aplicado no mundo inteiro nas categorias de base para os técnicos aqui. É uma chance de renovação para os nossos técnicos, que não podem se deslocar. É aproveitar a oportunidade para se reciclar", declarou.

Carlienne Carpaso (flash)
Fábio Lima (da Redação)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais