Cidadeverde.com

Cineas entrevista Francisco Moura e Faraco, autores de gramática

Imprimir

Neste sábado(16), Cineas Santos entrevistou Carlos Emilio Faraco e Francisco Marto de Moura, autores de uma gramática que fez enorme sucesso no Brasil. 

Com Francisco Moura, o apresentador falou sobre o acordo ortográfico da língua portuguesa. O autor considerou o acordo positivo e destacou o seu objetivo, que segundo ele, é muito claro."Simplesmente unificar a ortografia entre Portugal, os países lusófonos da África e o Brasil, com objetivos claramente econômicos e políticos", disse.

Francisco Moura lembrou que para vender um livro para Portugal teria que traduzir o português para aquele país. "Um absurdo em termos econômicos", afirmou, considerando ainda que era um absurdo existir duas versões para uma mesma língua.

Ainda na conversa com Francisco Moura, Cineas abordou o estudo da gramática. Para o apresentador, a gramática brasileira está bastante complicada. Moura ressaltou que ela é importante e tem de ser ensinada e que o problema está no jeito de ensinar. "Tem que mudar! Trabalhar a gramática junto com a semântica e sempre a questão de uso é fundamental", defendeu.

Na entrevista com Carlos Emilio Faraco, o apresentador falou sobre a tentativa de unificar a grade curricular no Brasil, o que, segundo Cineas, vai prejudicar a literatura regional. O autor ressaltou que essa uniformização não está determinada ainda e que o professor tem que mudar a concepção de estudo de literatura." Não é para passar em ENEM é para você ter visão de mundo, enxergar as coisas de outra forma", destacou.

Assista a entrevista completa com Carlos Emilio Faraco e Francisco Marto de Moura!

Marcelo Lopes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais